terça-feira, 7 de julho de 2015

A primeira vez: Tv à cabo

A Primeira vez a gente nunca esquece...

Bom dia aos saudosistas.
Acordei nostálgico hoje.
Pensei nos eventos que ficam marcados em nossas memórias, por razões diversas.
Então surgiram as famosas primeiras vezes!

Um vídeo que encontrei hoje no facebook me fez lembrar de como foi minha primeira interação com imagens estrangeiras, sendo notícias ou documentários.
Desde cedo tive interesse e curiosidade sobre o que acontecia fora de nossas fronteiras.
Ter acesso à informação sempre foi uma busca.

Em 1990, tive a grande oportunidade de ter maior contato com a cultura globalizada.
Foi meu primeiro contato com a Tv à cabo.
A excitação foi tão grande quanto o primeiro dia em que instalaram o telefone!
Quase a mesma empolgação da primeira conexão discada com a internet!

Quando os técnicos foram embora, depois de apanharem um pouco do telhado, a antena era com tecnologia de micro ondas ainda, finalmente ligamos a Tv e ficamos empolgados com a variedade de opções!
Dali para frente, tv aberta, nunca mais!

Minha empolgação resultou em noite em claro!
Fique acordado vendo a cobertura da CNN, com a Guerra do Golfo.
Pode parecer sombrio e até indicar um lado psicótico! Rsrs
Mas eu adorava ter acesso a informação, e aquele momento era um marco jornalístico.
E melhor ainda, não era pelos braços da Globo!

Felizmente tenho uma mãe que sempre pensou de forma pró ativa!
Me alfabetizou aos 3 anos de idade.
E aos 13, me fez aprender inglês.
Isso abriu muitas portas.

Por isso eu passava a maior parte do tempo vendo os canais estrangeiros, sem depender de legendas, que naquela época eram raras.
Aliás, até hoje, os canais da CNN e BBC não tem legendas.
Deve ser por interesse do governo, que a maioria das pessoas não tenham mesmo acesso ao que se passa lá fora, sem que seja filtrado por censuras.

Demorou um bom tempo para a empolgação passar.
Claro que não fiquei várias noites sem dormir.
Mas só desgrudava da tv depois da meia noite.

Naquele tempo estávamos descobrindo a MTV!
No primeiro ano, foi uma maravilha!
Era o único lugar onde eu podia ver horas e horas de vídeos sem comerciais!
E mais! Era o paraíso ver vídeos do Pink Floyd por mais de uma hora! Direto !!!

Bons tempos!
Depois a MTV se transformou em MTVila mesmo. Uma decadência só.
Naquele tempo também tivemos a chance de ver os seriados, sem o atraso de vários anos, como era na tv aberta.
Hoje em dia, temos acesso simultâneo com as estréias americanas.

Acesso a ciência e tecnologia também eram permitidos, com os canais do Discovery.
Eram ricos em informações.
Hoje estão um pouco comerciais e restritos.
Vários canais mostrando programas fake de sobrevivência no mato e culinária!

Depois da Tv à Cabo, tivemos a Internet para proporcionar maior acesso ainda.
O vídeo de hoje é apenas um exemplo.
Vale a pena ver para identificar as diferenças culturais e comportamentais.
Imagine se tais imagens teriam possibilidade de ocorrer no Brasil!
Eu acho impossível.
Este vídeo mostra reações de motoristas na Rússia, para ajudar pessoas no trânsito.


Como diz no texto, existe uma lei obrigando a ter câmeras instaladas nos veículos, para a segurança de todos.
Acredito que tal lei deve ter sido motivada por muitos acidentes e mortes.
Afinal, também existem vários vídeos mostrando loucuras de motoristas russos!
Basta pesquisar no YouTube mesmo.

Estou pensando em escrever sobre outras "Primeiras vezes".
Veremos nos próximos posts.

Hoje já começa a rotina de pagar contas! Viva!
Boa terça à todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário