sábado, 11 de julho de 2015

A Primeira vez: O Carro

A Primeira vez: A Série continua...

Bom dia caros leitores (PEA in and out)!
Será que tem mais Ex PEA lendo este blog também?
Hoje teremos a continuação da série de primeiras vezes.
Falando em série, começo o blog com lágrimas nos olhos, por causa do vídeo abaixo...


Achei que seria o único, mas depois fui ver a pagina do Star Wars no facebook, e encontrei vários comentários de pessoas dizendo que também choraram.

O primeiro carro!
Para começar a contar a história de como cheguei a esta pequena conquista, preciso colocar o contexto em que se deu o evento.

Fevereiro de 2006.
Estava morando em um Flat na Av. Francisco Glicério.
Havia chegado em Campinas em Novembro de 2005.
Estava sendo a maior luta para achar um lugar para alugar.

Alías, foi difícil até para achar um hotel para poder passar as noites quando cheguei na cidade.
Vim para cá apenas com algumas roupas de cama, travesseiro e roupas para trabalhar.
Sem grana alguma.
Precisava ficar pedindo vale para a consultoria que me contratou, para poder virar o mês.

Inicialmente, um colega da mesma consultoria, me ofereceu um quarto no apartamento dele, em Hortolândia.
Mas foi exatamente isso que ele ofereceu mesmo. Um quarto VAZIO.
Eu dormia no chão.

Como estava sem grana, não podia comprar um colchão sequer.
Fiz uma cama com minhas roupas mesmo, e os lençóis. Sorte que trouxe um travesseiro.
Fiquei "morando" ali por duas semanas.
Até que fui posto para a rua por ter a mente correta demais! (seria um presságio para uma demissão que viria seis anos e meio depois)

O digníssimo rapaz que me cedeu um quarto era noivo.
A futura e já corna, morava em Minas Gerais.
Uma bela noite, durante um lanche após o turno, o cara me conta, na maior alegria e empolgação, que estava "comendo" uma colega de trabalho no turno da madrugada, na mesa de trabalho, dentro da empresa!

Ele queria meus aplausos e gritos de "Dá-lhe matador!"
O que ele ouviu foi: "Mas cara, e a sua noiva?"
Pronto, perdi o lindo chão do quartinho emprestado.
Ele veio no dia seguinte com uma desculpa de que precisaria do quarto e me pediu para sair.
Claramente com medo de que em algum provável futuro eu pudesse entregá-lo para a futura e já corna esposa.

É isso que dá você ser honesto e ter caráter no meio dos que não prestam.

Pois bem, tive que catar um hotel em Campinas.
E não é que descobri uma verdade nada agradável ?!?!
O povo desta cidade é um bando de mafiosos caloteiros!
Só pode ser!

Digo isso pelo comportamento dos hotéis!
A cada um que eu entrava, me cobravam adiantado!!!
Nunca vi isso em nenhuma das cidades que já morei ou visitei.
Sempre pagávamos o hotél na saída. Nunca ao entrar!

Ai fiquei no desespero. Morar onde?
Eu trabalhava das 9 às 18.
Tinha o ônibus fretado que me deixava perto da rodoviária.
Para minha sorte achei um hotel ali perto que aceitou minhas condições.

Mas tive que deixar cheques em forma de "caução" para poder ficar com um quarto!
Ufa!!!
Foi um alívio.
Mas descobri outro problema!
Como alugar um imóvel na cidade, sendo que as imobiliárias não trabalham aos sábados?
E mesmo as que trabalham, não permitem visitas aos imóveis pois os condomínios não deixavam fazer visitas aos finais de semana!

Eu, sempre ético demais, não tive a cara de pedir para faltar ao trabalho.
Teria que achar outra forma de encontrar um imóvel para morar.
Terminou o mês de Novembro.
Não teve jeito.
Tive que pedir a minha mãe que viesse para cá e procurasse um lugar para morarmos.

Outra rodada de negociações no hotelzinho.
Agora teria uma segunda hospede para dividir o quarto.
Pedi desconto e consegui.
Para ter idéia, eu ganhava R$ 4250.
Estava pagando R$ 650 por semana no hotél.

Em Dezembro passamos a procurar outro lugar.
Achamos um Flat por R$ 2000
Era uma economia portanto.
Mas não dava para ficar muito tempo ali.

Minha mãe sofria com aquele calor e sol todo.
Andava a pé para procurar algum apartamento.
Mas era complicado.
Não tinha comprovante de renda... nem fiador!

Viramos o ano no Flat.
E nada de achar um lugar.
Terminou Janeiro!
Ai em Fevereiro, no primeiro dia útil, achamos um apartamento.
Entre tantos problemas, tínhamos que lidar com o tamanho das portas!
Pode isso?!?!?!
Em vários deles, nosso fogão e geladeira (toda a mudança estava em depósito no Sul ainda!) não passavam na porta!

Eu pensava... seria Campinas uma cidade de anões?
Os imóveis eram super pequenos aqui no centro e bairros vizinhos.
Bom, mas havíamos achado um e a imobiliária disse que era nosso!
Isso foi em uma quinta-feira.
Estávamos esperando para pegar a chave na sexta a tarde.

Nos ligaram sexta a tarde... dizendo que o imóvel não estava mais disponível.
Que os donos haviam desistido de alugar.
Eu xinguei a cidade inteira!
Amaldiçoei o dia em que havia aceitado o trabalho naquela empresa vadia de três letras!

Fomos até o prédio, e o porteiro nos contou que o apartamento havia sido alugado para um casal jovem... que iriam mudar no sábado de manhã!
Bando de mentirosos!
Cidade de mafiosos mesmo!

Passei a noite em claro, com ódio do mundo.
Sábado pela manhã, meu humor era o inferno.
Minha mãe, já sabe muito bem como lidar comigo, me levou para caminhar.
Era uma tentativa de limpar a mente.

Fomos andando... andando...
Subindo a Av Brasil... um sol do cacete!
Vejo um banner gigante em uma loja de carros... Alpini...
Dizia assim... pague em até 60 meses! ZERO de entrada! Primeira Parcela em 60 dias!

Eu olhei e dei risada!
Disse para minha mãe que estava explicado porque todo mundo tinha carro em Campinas!
Lá em Porto Alegre, você só podia comprar um carro com pelo menos 40% de entrada!
E parcelava o resto em até 48 vezes com um monte de juros.

Passamos na frente da loja, ao meio dia!
Minha mãe, sempre com um espírito esportivo e confiante, disse para entrarmos.
Eu falei assim: "Para que mãe? Até parece que vamos comprar alguma coisa ai dentro!"
Ela sorriu e disse para ir assim mesmo. Era para distrair a cabeça.

Pois bem, o vendedor veio todo atencioso.
Ficamos de papo.
Vários cafezinhos para a mãe, chá para mim.
E fomos pesquisar no sistema deles.

Então decidi fazer de conta que iria comprar.
Passei os seguintes parâmetros para o cara...
Motor 1.8 Gasolina.
4 portas.
Ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e alarme.
E claro, VERMELHO!

O vendedor veio com uma lista grande.
Mas poucos vermelhos.
Eu sempre tive o sonho de consumo GOLF.
Tinha um bem na minha frente!
Mas era de um azul em tonalidade horrível.

O vendedor dizia que estava difícil achar um carro vermelho.
Minha mãe foi andar pela loja... e me chamou!
Atrás do Golf azul estava um ser todo vermelho!
Olhei para ele com ar de desconfiança.

A traseira me lembrava um modelo de BMW antigo!
Já me empolguei...
A frente parecia um gol furrecas mesmo... fiquei desconfiado.
Eu não me lembrava daquele modelo!

Eis o Polo Classic 1.8 Mi Special. VERMELHO!
Estava lindo!
Vermelho Vitória era o nome da cor dele.

Antes de olhar o Polo, o vendedor queria me empurrar o Golf de todo jeito.
Disse que com meu salário, poderia pagar o carro em 48 vezes de R$ 1300
Mesmo eu não tendo sequer um endereço fixo ou CLT !
Realmente os caras vendem carro no desespero em Campinas.

Ao entrar no carro, gostei do que vi!
Era igual ao Golf de 99!!!
Tudo igualzinho no interior dele!
Então o vendedor disse: "Você não queria um Golf? Este ai tem motor, suspensão, câmbio, interior e parte eletrônica do Golf."

Na verdade até as portas eram iguais. Mesmo acabamento e etc.
Rodas iguais também.
Pronto, achei um Golf!!!!

Ai veio o preço!
R$ 16890 à vista.
Ou 48 parcelas de R$ 668

Metade do preço do Golf... era para parecer suspeito.
Pensei que o carro poderia ter sérios problemas mecânicos para estar barato daquele jeito.
Mas como eu estava ali apenas para tirar onda, deixei a peça de teatro prosseguir.
Eu tinha certeza de que jamais teria um financiamento aprovado.

Assinei o termo de compra e abertura de linha de crédito.
Apertos de mãos e sorrisos.
Minha mãe havia adorado o carro.
Fomos embora, as 15:30 para o Flat.

Realmente, minha cabeça havia se acalmado.
O ódio por toda a cidade estava sumido.
Mas eu tinha a certeza de que o carro não seria liberado pela financeira.
Aquela noite, dormi mais leve.

Na semana seguinte, a mãe achou outro apartamento, três ruas acima da loja do carro.
Parecia bom, pelo tamanho e localização.
Eu não pude ir ver, naturalmente pois não faltava o trabalho.
Mas minha mãe dizia que havia gostado do imóvel e do lugar.

Quarta-feira... ligam da imobiliária dizendo para ir pegar a chave do apartamento na sexta!
Nem acreditei!
Finalmente iria sair do Flat!
O aluguél seria de R$ 400 !

Eis que chega a sexta-feira... acredito que era dia 6 de Fevereiro.
Ligam da loja... dizendo que meu carro estava pronto para retirar...
E eu respondi: "Carro, que carro?"
Pois bem... eu, sem ter uma casa para morar ainda oficialmente, pagando metade do salário em Flat, era proprietário de um carro!

Outra noite em claro, lógico!
A ficha não queria cair... eu tinha comprado um carro, naquelas condições?
Nem habilitação eu tinha!
Claro que sabia dirigir, já havia feito auto escola antes.
Mas não tinha a menor pressão em tirar a CNH pois não tinha carro mesmo!

Agora tinha carro !!!

Voltei na loja, ainda sem acreditar.
Lá estava ele, todo vermelhinho me esperando.
Como um bom marinheiro de primeira viagem... tinha que ser esfolado vivo, certo?
A loja não deixou passar a chance.

Me venderam um alarme, que já vinha no carro...
Me venderam um kit de som, que também já deveria estar no carro.
Mais um kit de proteção de borracha para as laterais das portas...

Foi uma festa.
E claro, mais o despachante para fazer a documentação.

Somando tudo, fui esfolado em ...
R$ 1200 pelo som
R$     90 pelo despachante
R$   180 pelo alarme
R$   120 pelas tais borrachas

Nunca comprem um carro na Alpine!
Na hora de sair com o carro, não deixaram. Hahaha
Eu não tinha habilitação.
Precisava ter alguém com carteira de motorista, e ainda assinar um termo de responsabilidade por 30 dias, blá-blá-blá.

Eu nem estava esquentando mais a cabeça!
Eu tinha o meu primeiro carro!
Parecia uma criança com o primeiro Playstation embaixo do braço!
Estava feliz, admito!

A solução foi pedir para um colega de trabalho vir pegar o carro comigo na segunda-feira.
Portanto eu não fui a primeira pessoa a dirigir ele ao sair da loja... paciência!
Meu colega deixou o carro na frente do prédio.
Ai sim, eu pude manobrar ele, entrar pelo portão e descer até a vaga na garagem!

Maior tensão!
Faziam anos que eu não dirigia carro algum.
Estava com medo de fazer alguma besteira logo com o meu primeiro Filhote Sobre Rodas!
desci a rampa na ponta dos dedos!
O portão da garagem aberto, sob os olhos atentos de minha mãe!
Ela sempre fala que foi graças a ela que tive este carro. E FOI MESMO!
Ela viu primeiro!

Entrei na garagem... nervoso para não tocar em nada.
Mas lembro bem da sensação.
A vibração do motor... a pressão dos pedais... o câmbio.
Ele só faz ronco de motor "macho" quando passa dos 120 Km mesmo.
Maravilha da engenharia germânica!
Dirigir ele é um tesão.
Até hoje sinto a mesma alegria de andar nele, como foi no primeiro dia.

Já tem mais de 15 anos de vida.
Nenhum problema grave de mecânica!
Nenhum ruído interno, ou vibrações.
Carro bom, é mesmo carro de antigamente.

Só tive que trocar peças normais de desgaste.
Pneus saíram caros!
Mas fiz questão de manter a linha... Continental, marca também alemã!
Depois de alguns anos, coloquei um DVD, e fiz um charme...
Faixas brancas!

Bom, ele tinha um detalhe meio nojentinho... os bancos traseiros... tinham certas marcas suspeitas.
A menina que foi a primeira dona... fazia um pequeno motel no banco traseiro!
Assim que pude, mandei colocar couro nos bancos.

Era assim ao sair da loja...












Depois dos bancos de couro... ficou com a minha cara! VERMELHOOOOO



















Passou mais um tempo, coloquei insulfim nos vidros, e finalmente as faixas brancas.
As douradas, claro, foram pedido da minha mãe.

Eis o meu primeiro carro, devidamente apresentado.
Por ser o primeiro, ninguém dirige!
E ninguém irá ser dono dele depois de mim.
Como disse um mecânico certa vez, eu casei com o carro!

Hoje, infelizmente ele não tem mais garagem... graças aos animais com quem tenho o desprazer de morar neste condomínio, que optaram por derrubar as garagens e fazer cobertura com toldo vagabundo!
Mas espero que logo eu encontre um lugar melhor para meu filhote sobre rodas morar.

Ótimo sábado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário