domingo, 19 de julho de 2015

A Primeira Vez: iPad

O primeiro iPad (e único), eu nunca esqueço

Bom domingo a todos!
Dia tranquilo.
Almoço com a família!
Eventos esportivos, e descanso!

Viva a rotina relaxante de mais um domingo.
Até mesmo para os Ex PEAs, este dia ajuda a acalmar as idéias inquietas e revoltadas.
Hoje comecei na preguiça mesmo, e o post acabou saindo depois da etapa do Tour de France.
Claro que levantei cedo, como todos os dias, mas fui me distrair com o PS3, jogando exatamente o Tour de France - 100ª edição!

Atualizando a lista...
  • primeiro carro
  • primeiro apartamento
  • primeira vez que ouvi Pink Floyd !!!
  • primeiro emprego
  • primeira internet
  • primeira demissão
  • primeira batida com o carro
  • primeira aprovação no vestibular (depois de duas tentativas, a terceira deu certo)
  • primeiro iPad
  • primeiro celular tijolinho
  • primeiro celular smart phone android de quase R$ 2000 (que absurdo!)
  • primeiro programa de computador
  • primeiro sistema vendido
O iPad! Ter ou não ter?
Sempre fui admirador confesso da Apple.
Sempre fui fã de seus fundadores e suas invenções.
Mas seus produtos, obras de arte, como seus fundadores diziam, são muito caros.

Eu olhava com certa inveja, para aqueles notebooks da Apple, que custavam fortunas.
Até mesmo os desktops eram sonho de consumo.
Nunca fui fã da merda do Windows mesmo.
Aliás, sempre tive bronca, birra, raiva do tio Gates, pela porcaria dos Ruindows!

Apesar de NERD confesso, e louco por computadores desde criança, nunca imaginei que faria uso de um notebook ou mesmo laptop.
Gostava mesmo dos PCs de mesa.
E tenho gosto em particular por gabinetes de torre alta, que parecem um servidor de rede.

Computação móvel, e dispositivos portáteis não faziam minha cabeça.
Até curtia celular, mas nada de grandes empolgações.
Preferia meu MP3 Player em formato de Pen Drive.
Cada vez que era lançado um novo note, lap, netbook ou tablets, eu nem imaginava uma serventia para eles.

Eis que um belo dia, recebo uma carta da Tim.
Era uma promoção para comprar um iPad2.
O preço estava mais barato que os R$ 2000 de mercado.
A forma de pagamento era em 12 vezes... a alegria do consumidor irreparável... suaves prestações...

A Tim oferecia um modelo de 16Gb de RAM, com Wi-Fi e chip incluso, por apenas R$ 1400.
Normalmente, eu iria rasgar a cartinha e jogar fora.
Mas resolvi entrar no site da Apple.
Para que?!?!

Um dos maiores talentos da Apple, além da genialidade ao inventar produtos, era o Marketing!
E que páginas mais bem feitas!
Um espetáculo de texto bem escrito, com uma disposição gráfica tão cativante.
O site era lindo, hipnótico!

Os textos super orientados a todas as facilidades de uso, possibilidades de aplicativos, bateria de 10 horas, conectividade imediata, rapidez no processamento, leveza do aparelho...
Vários vídeos de pessoas felizes, em diversas situações, usando o iPad2 com várias cores de acessórios, enfim.

Ao terminar de ver todos os vídeos, olhei todas as páginas do site.
Deu uma vontade de por as mãos naquele aparelho!
E não apenas nele, mas em alguns acessórios que conheci no site.
Passei a imaginar o que fazer com aquela telinha pequena mas com definição muito melhor do que qualquer outro aparelho que eu já pude usar.

Peguei a tal cartinha da Tim, e liguei para eles.
Fui muito bem atendido.
Responderam a todas minhas perguntas.
E me prometeram o aparelho em duas semanas.

Fiquei todo animado.
E com pressa para chegar logo o tal dia da entrega.
Mas e desde quando, alguma coisa foi fácil na vida desde ilustríssimo desempregado?
NUNCA!

Passou do prazo, ligo na Tim.
Eles dizem que acabou o iPad2 branco no estoque.
Perguntam se eu queria o preto!
Ah vá plantar... um iPad2 preto parecia o tablet clone da Samsung!

Depois de muita discussão ao telefone, me prometeram a versão branca para uma semana.
Claro que era mentira.
Chegou quase um mês depois!
E eu pensando que nem deveria ter comprado o dito cujo.

Dia 4 de Abril de 2012.
Chegou pelo correio.
Veio em uma caixa pequena, mas muito bem elaborada.
Aquela "coisinha" branca.

Li com toda paciência, o pequeno folheto de instruções, impresso na China, era óbvio.
Descobri como colocar o chip da Tim nele.
Apertei o botão.
Ohhhhhhhhh. ele ligou e sequer pediu para dar carga!!!

Aquilo era muito mais interessante do que um celular!
Só que não faz chamadas! Rsrs.
Mas a primeira tela, os primeiros toques, que coisa mais esperta!
Era rápido, respondia tudo perfeitamente.

Fui experimentando cada pequeno aplicativo ali.
Amor ao primeiro toque na tela.
E que tela para ver vídeos!
Muito melhor que a Full HD da sala!

Já tratei de colocar ele para conversar no Wi-Fi de casa.
Aí sim, o bicho voava no Safari.
Seu browser não é um Chrome da vida, mas funciona muito bem.
E falando em funcionar... 

O iPad2 não trava!
Não dá tela azul!
Não conversa com Ruindows!
E não pertence a Microsoft graças a Deus, digo, Steve Jobs!!!!

E os mapas eram ótimos, o cliente de e-mail super fácil de usar.
Coloquei todas as contas de e-mail nele!
Faz vídeos em HD, e tira fotos ótimas.
Mas pena que não tem flash.

E peninha que o mini micro minúsculo auto falante dele é mero enfeite.
Mas dá para plugar microfones e pronto!
Não resisti e encomendei uma capa vermelha de couro para ele.
E não esperei muito e comprei um Apple TV para ele também.

Este acessório, conectado a uma rede Wi-Fi, traz muitas opções de áudio e vídeo.
Permite ligar direto no HDMI de uma TV ou Home Theater e fazer a festa.
Reproduz a tela do iPad2 direto na tela grande!
Super útil em viagens por exemplo.

O kit estava completo.
Agora faltava achar o que fazer com ele! (Hahaha)
Depois de toda a empolgação, veio a realidade.
O que fazer com este pequeno notável?

Um computador é muito mais rápido, tem mais memória, conecta com rede e imprime tudo direto.
Mas o iPad2 não conversava com a impressora... não lidava com downloads como um PC.
E agora?
Fazer o que com este treco?

Ai que vieram as descobertas.
A facilidade de baixar os Apps para praticamente tudo é enorme.
E muita coisa boa vem de graça!
Aprendi a usar o iTunes e a loja de aplicativos.

Este foi o melhor ponto do iPad2. Sua facilidade de uso e biblioteca gigante de aplicativos.
Até achei um App da Samsung, que faz ele conversar direto com a impressora!
Passei a fazer praticamente tudo que fazia no PC, direto no iPad2.
Mas tudo em termos de entretenimento.

Pois programar sistemas, não rola nele.
Jogar os jogos do nível de PS3 e PC, nem pensar também.
Mas isso não quer dizer que o iPad2 deixe a desejar.
Tenho jogos nele, que são ótimos.

E tudo que está relacionado a internet funciona muito bem nele.
E melhor, sem vírus e sem os travamentos do Ruindows!
É um ambiente extremamente seguro.
Pode fazer compras com total tranquilidade.

Aliás, era para isso que ele havia sido feito mesmo! Compras de Apps e músicas e vídeos e filmes.
O comércio rola solto no ambiente da Apple.
Era preciso ter um controle rígido do bolso.
Mas para isso, eu tive sorte.

Logo depois de receber e começar a brincar com meu iPad2, fui gentilmente posto para a rua.
Portanto já sabia que era bom controlar os gastos logo de cara.
E não fiz muitas loucuras.
Tentei pelo menos!

Para quem achava que este tipo de aparelho, era uma coisa totalmente inútil... hoje não fico sem usar!
Dorme comigo!
Fica ao lado do travesseiro.
Acordo vendo e-mail nele.

Vejo vídeos no Youtube com ele, filmes no Netflix, jogo, acesso vários sites de meu interesse, e pago contas!
Até escrevo posts para o blog nele as vezes.
Claro que é muito melhor o teclado do PC, mas tudo bem!
A portabilidade dele é o charme.

Pode estar sempre com o dono, em qualquer lugar.
Mas precisa ter rede de Wi-Fi gratuita por perto.
Pois pagar R$ 50 por mês para ter um plano 3G não vale a pena.
As operadoras são muito ordinárias neste sentido.

A limitação de memória dele é um fator negativo, mas é totalmente simples de resolver.
Basta saber escolher quais aplicativos usar e não ficar instalando um monte de coisas a toa.
Os 16 Gb de memória estão dando conta até hoje.
Depois de aprender a usar e acostumar com as possibilidades dele, já acho que vale a pena ter um notebook também!

Mas se eu fosse ter um, seria para fins profissionais.
Teria que ser muito bom de processamento e memória para poder usar ferramentas pesadas e claro, jogos pesados.
Para diversão e laser apenas, já basta o iPad2 e pronto.

Foi um consumismo? Sim foi!
Mas desde quando nossas vidas tem espaço apenas para coisas sérias, racionais e profissionais?
Se podemos nos dar a chance de aproveitar pequenas maravilhas tecnológicas, então devemos aproveitar!

Bom resto de domingo!
Vou dar uma olhada no iPad2, que deve estar precisando de minha atenção agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário