quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Prevenção tardia no Sistema de Saúde Único

Joguem água depois da casa queimar!

Bom dia aos ilustres leitores, seguidores, fãs, e integrantes do Universo Ex PEA!
A semana não acaba, o cansaço não dá folga, e o resto segue na mesma!
Alguns pontos positivos até esta quinta, pelo menos.
Hoje já saí da cama cansado, com peso na testa e ombros.

Agora parece gripe.
Aliás, mortos sairão das tumbas, pois fui atendido no S.U.S.
Impressionante!
Foi uma enfermeira, pois médicos estão ausentes por lá, fazem meses!

Ela me ouviu com atenção, até "auscultou" meus pulmões, e descartou pneumonia.
Algo de útil ao menos.
Uma preocupação a menos.
O diagnóstico dela foi "Tosse Alérgica".

Resta descobrir a que, estou com alergia.
Vai ser a maior piada, se no final das contas, descobrir que tenho alergia ao meu carro!
Pois meus sintomas começaram exatamente depois que passei a dirigir 3 vezes ao dia!
Semana que vem, deverei descobrir se tem alguma relação com este fato.

O tema de hoje, é mesmo com a prevenção tardia!
Hoje tivemos um evento cômico, cínico, pífio e patético sobre Odontologia no postinho.
Claro, tudo improvisado nas dependências temporárias ( eternas ) na Igreja.
O dentista veio explicar como funciona o Odonto by S.U.S.

Foi uma pena, eu estar de tamanho mau humor.
Poderia ter filmado o evento todo!
E certamente, iria postar no YouTube!
Mas vamos ao resumo.

O sistema atende somente por agendamento de "turmas" fechadas.
Este agendamento consiste em uma série de consultas programadas, para prevenção.
Ou seja, somente limpeza e aplicação de flúor.
Este atendimento tem 6 meses de duração.

Se o paciente tiver algum caso prévio, como uma cárie ou canal, será avaliado e colocado na fila.
A lista de espera para canal, por exemplo, é de UM ANO.
Nem preciso comentar mais nada sobre este ponto...
O objetivo do programa é mesmo orientar, educar e prevenir.

Portanto, tivemos uma palestra, explicando como se faz para conseguir cáries.
E como fazer para perder um dente, esperando pelo atendimento do S.U.S.
Tudo bem explicadinho com giz branco no quadro verde.
E o dentista, é um professor na faculdade.

Tudo perfeito.
Se, e somente se, não fosse hora e locais errados.
Este tipo de trabalho preventivo, deve ser feito NAS ESCOLAS!
Não adianta, pegar um monte de adultos e coroas, e vir explicar como a placa dentária se forma!

Seria de imensa utilidade, se isto viesse martelado nas cabeças desde a infância!
E claro, seria tão útil quanto, se os pais fossem educados para educar seus filhos a evitar açúcar!
Ok, agora estou querendo o impossível mesmo!
Se os pais são os primeiros a fazer merda com as crianças!

Estes dias, em um lugar nada honroso ( McDonald´s... ), vi um pai tacando Coke na criança de colo!
Depois não adianta querer reclamar da saúde dos filhos!
Ai vem colocar a culpa na Dilma, Rede Globo, Alkmin, Maluf, Serra, Lula, Sarney, Neymar, Galvão...
Os pais são culpados pela falta de educação que deveria começar dentro de casa.

Depois, se fizermos a nossa parte dentro de casa, podemos "meter o pau" nas instituições públicas.
Eu, de consciência limpa, posso falar mau à vontade do sisteminha de saúde nosso de cada dia.
Ainda não tive filhos, Ok, mas se fosse o caso, teria muita coisa para ensinar desde cedo!
Minha filha ( dedos cruzados ) vai ser Marxista, curtir Pink Floyd e Nirvana na alfabetização!

E se eu puder, ensinarei inglês antes do português!
Sonhar não custa nada!
Vai que eu me torne pai, morando na Inglaterra!
Hora de acordar novamente...

Concluindo, estou matriculado no cursinho intensivo do S.U.S., para não perder os dentes.
Eles enfatizaram bastante, que devemos escovar os dentes, toda vez que ingerirmos alimentos.
Assim, não iremos precisar dos dentistas do governo!
Plano perfeito!

Ok pessoal, se eu não fosse o Fabio, crítico, metódico, detalhista, revoltado, implicante, do contra...
Este post poderia ficar da seguinte forma:

Hoje tivemos uma brilhante palestra sobre Higiene Bucal no heróico postinho temporário!
Foi um barato, pois o dentista foi super profissional, desenhou no quadro e nos educou realmente!
Esta iniciativa do sistema de saúde irá ajudar e muito a população da cidade.
Programas assim deveriam ser modelos em todas as regiões!

Arghhhhhh!!!
Nem eu conseguiria ler uma merda destas!
Não tem como deixar de ser eu mesmo, portanto, o post jamais será "cor de rosa ou arco íris".
Não teremos neste espaço, uma propaganda cínica para o governo safado que nos ferra sempre.

Sim, concordo que programas assim podem ajudar.
Mas novamente, com um governo que arrecada mais de UM TRILHÃO por ano... deveria fazer mais!
Deveriam realmente prevenir lá atrás, com crianças e adolescentes.
Desta forma, teríamos uma saúde pública melhor.

Carpe Diem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário