segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Norton, uma empresa que despreza seus clientes

É isso que ganham, aqueles que tentam não seguir o caminho da pirataria.

Desde 2003, sou cliente, assinante e pagante desta empresa, que já foi conhecida como uma das melhores do mundo, na produção de utilitários e anti-vírus para PCs e afins.
Sempre optei por pagar por um programa desta natureza, para evitar dores de cabeça.
De fato, nunca tive problemas com vírus em meus PCs e notebooks.

Mas quando fui atualizar o Windows 10, fiquei sem o AV no Norton.
É compreensível, quando se muda uma plataforma ou mesmo uma versão de sistema operacional.
Neste caso, nada a culpar em uma empresa ou outra. (Microsoft ou Norton).
Mas o descaso que foi evidenciado pela empresa no meu problema, foi irritante.

Mais de dez anos como cliente de um produto que não é barato.
Pagar R$ 80 reais por ano, por um programa de proteção de vírus, é caro, se pensarmos que existem várias opções gratuitas por aí.
Sempre fui admirador desta empresa.

Mas o amor acabou hoje!
Vejam o relato do suporte que me foi prestado hoje, e tirem suas conclusões.
Eu já decidi, não irei mais gastar um centavo com esta empresa.
Eles que peguem o pouco caso demonstrado hoje, e enfiem onde tiverem vontade!

Durante o suporte, eu havia até esquecido que era cliente desde 2003.
Disse ao técnico que era desde 2009, pois foi a data onde comprei e montei meu PC atual.
Como foi tudo instalado do zero, o anti vírus também foi novo.



Info geral
Início do chat  Aug 17, 2015 4:31:53 PM WET
Fim do chat  Aug 17, 2015 4:48:56 PM WET
Duração do chat  00:17:03
Agente  Mario_Rosa

Cópia do chat
info: Obrigado por contatar o Suporte Norton, o próximo agente disponível estará com você em breve.
Você é o 3 da fila.

Você sabia que você pode instalar ou reinstalar seu produto Norton diretamente da sua conta Norton (Norton Account)? Se você formatou seu computador, deseja instalar seu produto em outro computador ou precisa encontrar sua chave de ativação, conecte-se na sua conta Norton através do link www.norton.com/br/minhaconta . Você pode também assistir ao video www.norton.com/br/videodownload para obter mais detalhes.

info: Todos os nossos agentes estão ocupados no momento. Obrigado pela sua paciência. Um agente estará com você em breve.
Você é o 2 da fila.

No momento estamos tendo um alto volume de contatos e portanto maior tempo de espera. Se você está encontrando problemas com seu produto Norton depois de ter atualizado seu Windows para a versão 10 ou tem perguntas de como atualizar seu produto Norton para uma versão compatível com Windows 10, por favor acesse www.norton.com/w10.

info: Todos os nossos agentes estão ocupados no momento. Obrigado pela sua paciência. Um agente estará com você em breve.
Você é o 2 da fila.

No momento estamos tendo um alto volume de contatos e portanto maior tempo de espera. Se você está encontrando problemas com seu produto Norton depois de ter atualizado seu Windows para a versão 10 ou tem perguntas de como atualizar seu produto Norton para uma versão compatível com Windows 10, por favor acesse
www.norton.com/w10.
info: Todos os nossos agentes estão ocupados no momento. Obrigado pela sua paciência. Um agente estará com você em breve.
Você é o 2 da fila.

No momento estamos tendo um alto volume de contatos e portanto maior tempo de espera. Se você está encontrando problemas com seu produto Norton depois de ter atualizado seu Windows para a versão 10 ou tem perguntas de como atualizar seu produto Norton para uma versão compatível com Windows 10, por favor acesse
www.norton.com/w10.
info: Todos os nossos agentes estão ocupados no momento. Obrigado pela sua paciência. Um agente estará com você em breve.
Você é o 2 da fila.

No momento estamos tendo um alto volume de contatos e portanto maior tempo de espera. Se você está encontrando problemas com seu produto Norton depois de ter atualizado seu Windows para a versão 10 ou tem perguntas de como atualizar seu produto Norton para uma versão compatível com Windows 10, por favor acesse
www.norton.com/w10.
info: Bem-vindo ao Suporte da Norton, o meu nome é Mario_Rosa. Poderia por favor confirmar que o seu endereço de email é  fabio.cristiano@uol.com.br enquanto verifico a informação que providenciou?
info:
Mario_Rosa: Seja muito bem vindo ao suporte do Norton, Fabio. Podia-me confirmar o seu e-mail por gentileza?
Fabio Cristiano Pereira: Boa tarde. Estou no aguardo, pois meu problema não foi possível resolver via nenhum outro canal do site de suporte.
Fabio Cristiano Pereira: Boa tarde Mario Rosa.
Fabio Cristiano Pereira: e-mail é fabio.cristiano@uol.com.br
Mario_Rosa: Boa tarde Fabio.
Mario_Rosa: Obrigado por confirmar o seu endereço de email. Peço-lhe desculpa pela demora, de momento estamos recebendo um número excepcionalmente elevado de chats. Caso necessite contactar-nos no futuro, tenha em conta que poderá utilizar este endereço de email como uma referência.
Mario_Rosa: Pelo que percebi, não consegue ativar o seu produto com os dias corretos, certo?
Fabio Cristiano Pereira: Resumindo, eu fiz uma bobagem. No site da minha conta do Norton, apaguei uma das minhas licenças, do notebook Sony Vaio.
Fabio Cristiano Pereira: Neste Sony Vaio, eu tinha o Windows 7 Starter, e o AV Norton registrado.
Fabio Cristiano Pereira: Mas ao atualizar para Windows 10, perdi o anti vírus.
Mario_Rosa: Não se preocupe, posso ajudar.
Mario_Rosa: Quer ativar neste  pc onde está, correto?
Fabio Cristiano Pereira: Correto!
Mario_Rosa: Posso conectar-me ao seu computador de forma a resolver o problema diretamente, enquanto você monitora a situação. Esta é uma conexão segura e não acessarei a qualquer informação pessoal contida no seu computador. Para proteger a sua privacidade peço-lhe que feche qualquer janela ou programa contendo informação pessoal ou confidencial, presente na sua área de trabalho. Você pode desconectar da sessão a qualquer momento clicando no botão vermelho em forma de X. Se por qualquer motivo necessitar deixar o seu computador, você pode me avisar através da janela de chat que eu desligarei a sessão remota. Uma vez que você esteja de volta posso então reassumí-la. Posso seguir com a conexão remota?
Fabio Cristiano Pereira: Pode sim, por favor!
Mario_Rosa: Para proteger sua privacidade e preservar os recursos do sistema, o papel de parede da sua área de trabalho será desativado temporariamente. Ele será reativado quando a nossa sessão remota for encerrada ou após reiniciar o computador.  
Mario_Rosa: Por favor, siga os passos a seguir, para inicializarmos o acesso remoto: Não feche esta janela de chat até que a sessão remota seja inicializada.
1. Clique no link:
norton.com/ajuda .
2. De seguida, introduza o seguinte código PIN de 6 dígitos: 463297 e clique em Conectar.
3. Depois, o programa Support_LogMeIn-Rescue irá iniciar o download automaticamente.
4. Execute esse programa e aceite todos os pedidos de permissão que se seguem, por favor, para eu poder acessar o seu computador (clique em "OK", "Sim" ou "Permitir").

info: Obrigado por nos contatar. Por favor, clique no botão "Fechar" no canto superior-direito da janela de chat para terminar a sessão. Note que uma pesquisa será enviada ao seu email, onde você poderá opinar sobre o contato que teve conosco hoje. Gostaríamos de agradecer-lhe antecipadamente pela sua cooperação.

Após esta conversa, foi iniciado o acesso remoto, onde o técnico de suporte teve acesso ao meu Sony Vaio.

12:46 Conectando...
12:46 Verificando configuração...
12:46 Conectando...
12:46 Conectado. Um representante do suporte estará presente em breve.
12:46 Sessão de suporte estabelecida com Mario.
12:46 Mario está reinicializando o aplicativo como serviço de sistema do Windows
12:47 Conectando...
12:47 Verificando configuração...
12:47 Conectando...
12:47 Conectado. Um representante do suporte estará presente em breve.
12:47 O aplicativo está sendo executado como serviço de sistema do Windows
12:47 Sessão de suporte estabelecida com Mario.
12:48 Você concedeu permissão total a Mario. Para revogar, clique no X vermelho na barra de ferramentas ou pressione Pause/Break no teclado.
12:48 Controle remoto iniciado por Mario.

12:49 Mario: Já estou vizualisando sua tela, agora podemos prosseguir com a verificação do ocorrido. Continuaremos o chat por aqui.
12:50 Mario: Pode entrar em sua conta Norton por gentileza?
12:50 Fabio Cristiano Pereira: Ok!
12:50 Fabio Cristiano Pereira: Pronto!

12:51 Mario enviou um link: norton.com/conta
12:52 Informações sobre tarefas agendadas solicitado por Mario e enviado.
12:52 Informações sobre memória solicitado por Mario e enviado.
12:52 Informações sobre a unidade de disco solicitado por Mario e enviado.
12:52 Informações sobre o sistema operacional solicitado por Mario e enviado.
12:52 Eventos recentes solicitado por Mario e enviado.
12:52 Informações sobre a CPU solicitado por Mario e enviado.
12:52 Lista de processos solicitado por Mario e enviado.

12:53 Mario: Posso remover estes dois?
12:53 Fabio Cristiano Pereira: Não, eu utilizo estes dois também, além do Sony Vaio.
12:53 Fabio Cristiano Pereira: Removi o do Sony achando que precisaria re adicionar com o windows 10.
12:53 Mario: Mas o seu produto que comprou serve apenas para um Fabio.
12:54 Fabio Cristiano Pereira: Eu tenho esta licença desde 2009, e a todo final de ano, apenas a renovo. Sempre utilizei três computadores.
12:55 Mario: Pode ter conseguido instalar por algum erro de ocorrência no passado Fabio, mas o produto que comprou e está a renovar é de fato para apenas uma máquina,como pod ever.
12:55 Mario: pode ver.*
12:56 Fabio Cristiano Pereira: O que podemos fazer para que eu tenha tudo como era antes de atualizar o windows 10?
12:56 Mario: Peço lhe um momento.
12:57 Fabio Cristiano Pereira: Ok. Por favor leve em conta o fato de eu ser cliente desde 2009.
12:58 Mario: Com certeza. 
13:02 Mario: Estive a falar com o meu supervisor e ele me indicou que o que podemos fazer é,se desejar adquirir um novo produto posso lhe transferir os dias que tem neste para o seu novo produto Fabio.
13:03 Fabio Cristiano Pereira: no momento não posso adquirir novo produto. Estou literalmente sem grana alguma.
13:04 Mario: Compreendo Fabio, mas foi a unica opção que podemos fazer,pois foi um erro sistema que permitiu que instalasse em mais máquinas do que devia.
13:05 Fabio Cristiano Pereira: Na verdade o site me mostrava em 2009, 2010 e 2011 que eu poderia utilizar o AV em até 3 pcs.
13:05 Fabio Cristiano Pereira: algo mudou de 2012 para cá?
13:06 Mario: Não Fabio, existem varios pacotes para o mesmo produto. Pode ter pensado que estava a comprar o de 3 mas acabou comprando o de 1, pois as licenças de um produto nunca podem ser alteradas, nem mesmo por nós.
13:07 Fabio Cristiano Pereira: Sugiro o seguinte: recupere o dispositivo do Sony Vaio que eu apaguei, deixando que eu utilize as máquinas atuais até o dia 16/11. Me comprometo na data da atualização, renovar para um produto que permita os três equipamentos.
13:09 Mario: Eu não consigo fazer esse procedimento Fabio, como lhe indiquei, adicionar ou remover licenças não é algo que possamos fazer para além do limite do produto. O erro que o permitiu fazer isso quando comprou o produto a 5 anos foi corrigido e agora não é mais possivel fazer.
13:10 Fabio Cristiano Pereira: Mas você pode me conceder uma versão do AV, que dure até o dia 16/11, neste Sony Vaio.
13:10 Fabio Cristiano Pereira: Se, claro, for de interesse da Norton, em me manter como cliente.
13:10 Fabio Cristiano Pereira: Afinal, como você mesmo disse, foi um erro do sistema, não foi culpa minha.
13:12 Mario: Exato Fabio, foi um erro de sistema, mas depois de corrigido não podemos voltar a lhe dar um produto com o valor de 1 licença para que use em 3. Infelizmente a unica opção que posso fazer é a que lhe indiquei a cima de transferir os dias.
13:13 Fabio Cristiano Pereira: Se eu não tivesse atualizado o Windows 10, iria continuar utilizando as três máquinas até o dia 16 de Novembro.
13:13 Mario: Ou até remover o Norton por alguma razão ou formatar ele.
13:13 Mario: ele, algum dos pcs.
13:14 Fabio Cristiano Pereira: algo que nunca aconteceu desde 2009.
13:14 Fabio Cristiano Pereira: Veja com seu supervisor, se realmente não existe outra alternativa.
13:15 Mario: É a unica alternativa que podemos dar é a que lhe indiquei Fabio, falei com ele com possiveis soluções mas é a unica que temos autorização para realizar.
13:16 Fabio Cristiano Pereira: então vamos deixar tudo como está. Continuarei usando as outras duas até o fim do prazo.
13:16 Fabio Cristiano Pereira: E depois escolherei outro fornecedor de AV, que me considere melhor como cliente.

13:16 Fabio Cristiano Pereira revogou todas as permissões.
13:16 O controle remoto por Mario foi interrompido.
13:16 Mario encerrou a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário