quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Iniciativa Privada x Filhinhos de Papai do Estado

Liberais ou Conservadores?

Bom dia usuários de serviços públicos e privados e camelôs em geral
Hoje matando a caminhada novamente, por motivos de natureza maior. (não conto!)
O post de hoje será breve, pois irei retomar finalmente a pintura amadora no apê.
Mas será um retorno light mesmo, apenas a porta da cozinha para área de serviço será pintada.

Ontem recebi em meu e-mail, uma nota sobre uma escolha entre dois abaixo-assinados.
A favor ou Contra o Uber no país.
Depois de me informar rápidamente sobre o tema, optei por liberação do serviço.
Não sou favorável que o Estado seja o pai de todos, para todas as questões.

Acredito que o Governo, além de parar de nos roubar, deveria cuidar apenas das coisas básicas para a sociedade.
Educação, Saúde, Segurança e Infra-estrutura.
Dizer que um mero serviço de Táxi deve ser coisa estatal, beira o ridículo.
Não sou favorável a forma pela qual este serviço é controlado pelo governo em diversos lugares.

Quando morava no Sul, a permissão para se ter um Táxi era limitada, de acordo com o número de habitantes em relação ao número de carros permitidos na cidade.
E neste caso, quem quisesse ter um Táxi deveria comprar a tal licença de algum proprietário que estivesse a fim de se aposentar.

Somente seriam emitidas novas permissões, caso ocorresse um aumento significativo na demanda por usuários de táxis.
Aqui em Campinas, é bem diferente.
Existe uma barreira de entrada para o negócio.
Chega a ser ridícula a regulamentação.

Trata-se de um clube fechado, onde parece ter uma quadrilha associada a uma empresa terceirizada junto a prefeitura.
Sequer é diretamente na prefeitura, que podemos tentar ter um táxi.
E não é permitido ao cidadão, ter UM carro para colocar na praça.

Se você quiser trabalhar como motorista de Táxi, deve achar alguma empresa já estabelecida com carros na praça, e conseguir uma vaga.
Caso você queira ser o dono, tem que colocar pelo menos três carros para rodar.
E a seleção dos carros é muito rigorosa. Somente carros novos ou semi-novos. A cada 3 anos, você tem que trocar a frota toda!
Ou seja, uma verdadeira barreia a entrada para novos participantes.

Por isso sou a favor do Uber.
Acho que se o cidadão quer prestar um serviço, ele deve ter o direito de trabalhar.
Que tenha uma regulamentação com critérios justos e pertinentes ao tipo de serviço.
Mas o Estado não deveria estar agindo como líder de quadrilhas neste caso.

E foi um belo exemplo de quadrilha, o que fizeram nestes dias, em São Paulo.
Um grupo de taxistas revoltados (e sem razão alguma), perseguiram, sequestraram, agrediram um motorista Uber e destruíram seu carro!
Isso é comportamento de trabalhadores honestos?
Claro que não!

Bandido deve ser tratado feito bandido.
Estes motoristas de Táxi se comportam como verdadeiros políticos corruptos.
Querem ser donos da praça, como se fosse uma gang de traficantes.
Se fizessem um trabalho bom, com preço justo e qualidade, não deveriam estar se preocupando com os Ubers da vida.

Em meio a crise que estamos vendo, dentro e fora do país, acho mais do que justo que pessoas tentem encontrar novas formas de trabalho e prestação de serviços.
Todo cidadão deveria ter o direito de trabalhar de forma independente, sem ter que ser refém de corjas como sindicatos por exemplo.

Eu tenho uma empresa registrada em meu nome.
Minha mãe é minha sócia.
Nossa empresa é de prestação de serviços em Informática, com comércio e venda de equipamentos e suprimentos.
Não estou em atividade há alguns anos, e não temos funcionários registrados.

Acho uma total cretinice, o sindicato das empresas de processamento de dados de SP, me enviar cobrança, todos os anos, de uma taxa de quase R$ 100.
Pagar isso para que? Que tipo de serviços este sindicato de merda me presta?
Nem quando eu era funcionário, eles serviram de alguma coisa em meu benefício!

E o valor da taxa é variável, de acordo com o número de funcionários.
Vão roubar assim no inferno!
Empresas pequenas não deveriam ser assediadas desta forma.
O Estado de SP é um grande explorador de seus trabalhadores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Me recuso a ser um filhinho de papai do estado, muito menos de São Paulo.
Estado rico as custas somente da exploração dos trabalhadores, e roubo de impostos.
O povo de SP não é rico.
Se ferra o tempo todo trabalhando para dar grana para os safados empresários "quatrocentões" e para os Malufs da vida.

Se o transporte público não atende a demanda, que venha a iniciativa privada para oferecer melhores opções!
Afinal, não é isso que defendem os Capitalistas de carteirinha?

Ótima quarta-feira a todos.
Em tempo, quando eu tinha grana no sul, não tinha carro.
Ao ligar para uma empresa de táxi, eu dizia para a operadora: "Manda um Tempra 4 portas!"
Isso sim era direito de escolha!
Já que o valor da corrida era tabelado, eu tinha direito de andar em Tempras e não em Fuscas, ora bolas! (rsrsrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário