quarta-feira, 24 de junho de 2015

O S.U.S. nosso de cada dia!

Para que serve mesmo o S.U.S. ? Ou para quem?

Bom dia a todos felizardos sobreviventes com < 1 SM
Este blog é para todos nós!
Mas não apenas os excluídos da PEA são bem vindos.
Todos os cidadãos de bem são igualmente apreciados por este novo escritor (contador de histórias, experiências, pensamentos e indignações).

Apenas um certo tipo de pessoa não é bem vindo: o capitalista selvagem, esbanjador de grana com coisas fúteis.
Este tipo pode e deve ficar longe do Clube dos Excluídos da PEA!
Lembrei agora daquele comercial de óleo lubrificante para carros da Mobil1.
Um cara dizia para certos tipos de donos de carros, "Por favor, não compre nosso óleo".

Hoje tenho um evento feliz na agenda!
Uma consulta no glorioso S.U.S. (Sistema Único de Saúde)
Naturalmente me tornei usuário deste sistema, devido a atual conjuntura.
Eu e minha mãe, claro, frequentamos o famoso "Postinho do S.U.S.".
Fazem anos que acompanho o funcionamento deste órgão público de saúde.

Sabem aquela velha frase: "Nada está tão ruim, que não possa ficar pior" ?
Pois bem, o S.U.S. nunca foi uma maravilha.
Mas consegue piorar com o passar dos anos.
Falta de equipamentos, materiais de uso diário, profissionais qualificados.
Alias, até falta gente para trabalhar lá, qualificada ou não.

Pois hoje em dia, estão colocando qualquer pessoa sem o menor talento ou gosto por trabalhar com gente.
E o que piora mais ainda o quadro: trabalhar com gente doente!
Pois ninguém vai em um posto de saúde, para passear, jogar conversa fora e se divertir.
Se você vai em um local destes, é porque está precisando, e muito!

Será mesmo isso?
Vejamos então.
Em minhas várias visitas ao Postinho, 90% delas foi para levar a minha mãe.
Em todas estas visitas, eu testemunho coisas incríveis.
Os carros das pessoas... 

Vejam bem, carros tipo JAGUAR, LAND ROVER, VOLVO, MERCEDES, BMW, AUDI.
Somente o primeiro da lista, que era um modelo importado, custa quase 1 milhão de reais !
Vamos pensar... apenas de IPVA, o dono deste carro paga em torno de R$ 40.000,00
Nem vou tentar calcular o seguro de um brinquedo destes.

Meu ponto aqui é o seguinte: porque uma pessoa rica, vai em um posto do S.U.S. ?
Quem tem um carro deste tipo, tem obrigatóriamente uma renda bem alta.
A grana para comprar, a grana para manter, isso tudo demanda uma fonte respeitável de rendimentos.
Então uma pessoa destas deveria ter vergonha na cara, e pagar um plano top de uma Unimed da vida!

Já ouvi argumentos dizendo que estas pessoas, talvez estejam indo ao posto apenas para tomar vacinas.
Mesmo assim, eu entendo que elas estão disputando recursos escassos nos postos de saúde, que deveriam estar sendo disponibilizados para quem realmente carece de grana.
Administradores dos postos sempre reclamam e colocam a culpa no governo, que não repassa verbas em quantidade suficiente para a manutenção dos serviços prestados nos postos.

Eu vejo isso como parte do problema.
Se apenas pessoas carentes utilizassem o sistema, seria mais viável o atendimento de menos pessoas.
Ainda assim a situação estaria longe de ser boa.
Temos poucos postos, pouco recurso e muita gente que precisa deste serviço.

Agora está pior ainda, pois o número de usuários não para de aumentar, e os médicos estão dando no pé!
Isso mesmo!
Que médico vai querer trabalhar em um posto de saúde, para ganhar uma merreca?
Ainda mais quando tem faculdades, como a Puc Campinas, que cobra mais de R$ 4.000 de mensalidade!

Um médico formado não vai querer ganhar um salário de apenas 4 mil! E se ele estiver pagando pelo crédito educativo?
As contas não tem como fechar assim.

Somando todas as situações adversas, a prestação do serviço vai ser porca mesmo!
Mas lembrando... tudo que está ruim pode piorar... Pois vieram os médicos de Cuba!
Que maravilha!
Resolveu o problema?
Claro que não!

Eu testemunhei a qualidade de uma destas médicas que vieram de Cuba!
PQP !!!
A mulher sequer entende o português.
Não sabe escrever direito.
Não atende o paciente como se fosse realmente médica.

Afinal, vocês já viram um médico que tenta diagnosticar você por telepatia?
Alguém viu ?
A tal médica cubana sequer olha na cara da gente, não faz 1 pergunta!
Sequer Bom dia a criatura diz.

Então para que raios esta pessoa veio trabalhar aqui, se fazendo passar por médica?
Eu digo desde o primeiro dia em que tive uma consulta com esta infeliz... que aquilo não pode ter estudado em uma faculdade de medicina!
Não é possível.

Hoje as 11:00 terei que olhar novamente na cara da infeliz!
Ainda não sei qual será a minha postura.
Mas que estarei inspirado, isso estarei!
Esta mulher esteve ausente do posto por mais de 4 meses!
As enfermeiras diziam que ela estava de férias !!!

Que impressionante isso não acham?
Um profissional sai de seu país para trabalhar no Brasil, e fica 4 meses sem aparecer no posto de trabalho.
Isso aqui vai se tornar o paraíso para os profissionais vagabundos estrangeiros, se esta palhaçada continuar.

Como muitos podem dizer, temos que olhar por todos os lados, ver todos os fatos, entender todas as versões dos envolvidos.
Concordo.
Mas eu não sei quais os motivos que esta pessoa (duvido que seja médica de verdade) teve para deixar Cuba e vir trabalhar (ou fingir) aqui no Brasil.

Talvez a coisa por lá esteja pior do que aqui... pode ser.
Em condições racionais, um profissional só deveria sair de seu habitat natural, por melhores condições.
Talvez ela tenha vindo com uma promessa de trabalho, e foi enganada.
Ok, temos que pensar no outro lado também.

Mas posso falar apenas do meu lado, o de paciente de uma pessoa que realmente não tem o menor jeito de médica.
E como usuário do S.U.S., estou sujeito a estas experiências.
Alguns podem pensar que devemos reclamar no posto.
Fizemos isso e não adiantou porra nenhuma.
Nos disseram que não temos o direito de escolher os médicos que nos atendem.

É um beco sem saída.
Mas como o brasileiro é o rei dos jeitinhos, estou pensando em ser criativo também.
Estou com uma vontade enorme de utilizar meus talentos em informática, para produzir uma conta de luz com endereço falso.
E fazer uma ficha de atendimento em outro posto de saúde, fora do meu bairro ou região de atendimento.

Quero ver se não posso escolher meu médico, KCT!

Não está fácil para ninguém, e muito menos para quem frequenta as filas dos postos de saúde.
Felizmente, não estamos doentes aqui em casa.
Imagino quem precisa muito mais de cuidados, como fica?

Mas o governo querido... corta verbas para saúde, e aumenta impostos!
Novamente direi isso... me sinto feliz por não ter emprego e não ter que ser ROUBADO na FONTE no pagamento de salário mensal!

Fim de mês chegando, grana acaba antes, e nossa missão continua!
Como diz uma música que gosto...

Garbage - The trick is to keep breathing

Nenhum comentário:

Postar um comentário