sexta-feira, 12 de junho de 2015

Assassin´s Creed 3: Signature Edition PS3

Mais um jogo vendido, Feliz dia dos Namorados

Happy Friday, como estou acostumado a dizer sempre nestas sextas-feiras.
E Feliz dia dos Namorados para todos!
Hoje o dia começou bem, com a feliz notícia de mais uma venda!
Graças ao grande parceiro Mercado Livre, estou conseguindo aquela famosa renda extra ( bico, por fora, etc )

Como não poderia ser diferente, analiso tudo sob o ponto de vista econômico.
Mercado, distribuição, público alvo, margens, etc.
Para aqueles que sabem o que é se aventurar em seu próprio negócio, estas palavras são frequentes diáriamente! ( meu corretor ortográfico está me irritando, mas sim, eu prefiro manter acentos onde estou acostumado a usar, e "fuck off" a nova regra ortográfica brasileira! )

Há três meses, estou vendendo o que sobrou do meu estoque da loja virtual de games.
E o melhor meio encontrado foi o Mercado Livre mesmo.

Como parceiro de vendas, é ótimo pois tem abrangência nacional.
Claro que cobra uma comissão alta se você quiser que seus anúncios tenham uma boa exposição no site.
Mas como aquela frase do filme "Tropa de Elite" - Para sorrir, você tem que fazer rir...

Tudo deve ser acompanhado de uma comissão, propina, agrado, favor... como queiram definir.

Em Economia, aprendemos que "There are no free riders" ou "There is no free lunch".
Ou em português ( já que parece que tudo tem que ser dublado hoje em dia, eca! )
"Não existe carona!" ou "Não existe almoço grátis"

Ou seja, nada vem de graça, tudo tem seu preço.

Por incrível que pareça, com o ML, vendi mais jogos por período de tempo, comparado aos meses em que minha loja virtual esteve no ar!
Mesmo fazendo anúncios em revistas como a Playstation BR!

Lógico que agora, vendo por R$ 60, jogos que paguei R$ 140 aos distribuidores que utilizava na época.

Vamos as lições práticas desta tentativa de ter o próprio negócio!

Como dizia outra frase de filme... "Senhor das Armas" - Se você é viciado em heroína, não seja um traficante de drogas! Não consuma seu próprio produto!

Pois bem, não segui este conselho e achei que por ser consumidor voraz de games, seria uma boa idéia ter uma loja.

Achar que conhece muito sobre um determinado produto, não quer dizer que você conhece o mais importante: O Mercado!

E ao falar em Mercado, não basta entender do produto em si, ou achar que conhece o perfil dos consumidores!

Você deve dominar a Oferta, a Demanda e principalmente Fornecedores e Concorrência!

Minha loja foi desenhada para seguir os padrões de Saraiva e outras megastores por exemplo.
Meu erro foi não ter estudado antes, as pequenas e malditas lojas "xingue-lingues" que existem por aí.

Fiz parcerias com as mesmas distribuidoras que a Saraiva utiliza.
Portanto, pagava caro pelos produtos.
E me via obrigado a praticar o mesmo preço de venda das grandes lojas.

Deu certo por uns quatro meses.
Depois percebi que as pessoas que não compram em grandes lojas, e optam pela compra online, usam ferramentas como Google, Buscapé e afins, e acabam escolhendo preços baixos.

Ai foi que percebi a existências de picaretas que compravam jogos a rodo, usando caminhões do Paraguay!

Seus preços eram exatamente a metade dos meus.

Ai a competição se tornou inviável.
A loja morreu.

Ficou o aprendizado, claro!
Mesmo quando você faz besteiras, deve aprender com elas.

O consumidor tem seus perfis. E vale a pena prestar atenção neles.

Falando de Games, existem alguns.

O viciado irrecuperável - Compra tudo que está em pré-venda! Mesmo se ele nem gostar do gênero, mas compra para ser um dos primeiros a ter aquele lançamento!

Passei por isso e admito que ser passional na hora de comprar algo, é muita burrice!

O jogador fiél - Aquele que compra todas as seqüências ( gostaram do trema? )dos seus games favoritos!

O jogador brazuca - Aquele que desbloqueia seu aparelho para fazer a festa na pirataria! Rsrs.

Nem posso falar mal, pois com meu Playstation 1, fiz isso logo de cara, quando comprei o aparelho em um camelô, que parcelou em 3x no Master! Rsrs.
Vieram três jogos piratas de brinde, e comprei mais vários no decorrer dos meses.

Só parei com esta fase, com o Playstation 2 em diante.
A partir dali foi sempre tudo original.
Entendo quem prefere um ao outro.
Somos um país de quinto mundo, querendo ter padrão de consumo de país desenvolvido.
Acontece.

Mas graças aos piratas, pagamos o preço alto por produtos originais.

Finalmente, o jogador humilde - Aquele que compra os jogos depois de um ano, pois sabe que sua grana é pouca mesmo. Afinal de contas, porque pagar R$ 200 por um lançamento, se no ano seguinte, eles irão custar menos do que a metade, ou até mesmo saem de graça na rede da PSN ou Live?

Para quem não está familiarizado, PSN e Live são duas redes de conteúdo online do Playstation e Xbox.
Você pode comprar conteúdos extras e até mesmo jogos. Além de filmes e músicas ou programas de Tv.

Graças a este último perfil, tenho vendido meus jogos originais remanescentes da ex loja virtual.
E a distribuição tem sido bem interessante.
Praticamente todos os estados do país, fizeram compras dos meus itens no ML.

O game de hoje vai para Sampa! o primeiro que saiu para a capital.
De todos os que vendi, apenas um foi devolvido, por causa da situação crítica no RJ !
O correio se recusou a entregar alegando que o local era de alto risco para os carteiros!
Azar do comprador, que ficou sem seu jogo, mas teve o dinheiro devolvido.
Pelo menos eu recebi o jogo de volta, 22 dias depois.

Ter uma loja online tem seus riscos, mas é um negócio viável se você tiver bom produto e bom preço.

Como este blog é um guia para os < 1 SM, vamos falar de números!

Este jogo foi vendido no site por R$ 60.
O ML ficou com R$ 9,60.
Me restou R$ 50,40.
Isso mesmo, paguei em torno de R$ 140 por este jogo em 2012!
E vendi hoje para receber este "troquinho"!

Na atual conjuntura, prefiro dizer que estes 50,40 são muito bem vindos!
Lembrando sempre, que cada centavo conta, quando você tem que olhar muito para eles!

Bom, vou parando por aqui pois quero postar logo o jogo no correio!

Uma dica se você tem um negócio: Não deixe seu cliente esperando! você precisa dele!

Sds!

Nenhum comentário:

Postar um comentário