quinta-feira, 25 de junho de 2015

O S.U.S. nosso de cada dia: A casa vai cair !!!

Prédio do Centro de Saúde Taquaral em risco

Bom dia caros leitores!
Não se trata de sensacionalismo barato no título!
Resolvi fazer uma continuação do post de ontem.
Para quem leu, já sabe que eu tive uma consulta ontem as 11:00.

Fazem dez anos que moro aqui em Campinas, e neste tempo, sempre frequentamos aquele posto de saúde do bairro Taquaral.
Quando eu trabalhava, tinha um plano de saúde pago pela empresa.
Mas minha mãe não podia ser minha dependente, portanto sempre fomos naquele posto.

Hoje também sou usuário deste singelo e querido serviço público.
Minha surpresa maior foi quando chegamos ontem no posto.
Pela primeira vez, a rua estava vazia.
Nenhum carro parado por lá.

E havia uma faixa na grade do portão dizendo que o posto estava em mobilização, por causa de risco de desabamento do prédio.
Na hora pensamos que a consulta não iria rolar!
Mas como ninguém nos ligou avisando nada... decidimos entrar e ver o que aconteceria.

Lá dentro, poucas pessoas estavam na farmácia, nenhuma pessoa estava a espera por consultas.
Nas paredes, vários cartazes dizendo que o prédio estava com risco de cair.
Vários avisos, pedindo para que nós, os usuários, fizéssemos a nossa parte!
Que era ligar para a prefeitura, reclamando das condições do prédio!

Ou seja, claro e total abandono da saúde pública!
Se o prédio está em risco, porque raios os usuários tem que fazer pressão na prefeitura?
Não deveria bastar a própria administração daquele posto, levar o problema para as autoridades responsáveis ?

Que espécie de país é este?
Isto sim é a verdadeira crise de infra estrutura que tantos falam em diversos setores.
Agora sequer um prédio em condições para postos de saúde, temos!
E no meio de tudo isso, com quase 20 minutos de atraso, a famosa médica fake cubana, me chama para a salinha.

Ela estava no modo zen de sempre, como se nada estivesse acontecendo.
Claro, parecia não ser problema dela mesmo.
Sequer aparentava um receio de uma parede cair em cima dela.
Não tenho como evitar de falar da total desorganização daquilo.

No ano passado eu reclamava de fortes dores no ombro.
Tive bursite anos atrás, e a mesma voltou a atacar.
Pedi a médica fake que solicitasse um ultrassom.
Nestes casos de inflamação em nervos e articulações, um Raio X não ajuda em nada.

A médica fake simplesmente parecia não entender isso, mas concordou comigo e me deu uma requisição para ultrassom.
A mão de obra ultra qualificada do posto, meses depois marca um Raio X para mim.
Evidentemente que não fui fazer o exame.

Liguei no posto e reclamei.
Tivemos que retornar lá para corrigir a requisição, e a médica teria que fazer uma nova.
Não foi possível, pois a cubana estava "desaparecida", e os funcionários alegavam férias.
Aquelas férias de mais de QUATRO meses.

Ontem descobrimos que eles são totalmente incompetentes.
Em meus registros consta que eu FIZ O TAL RAIO X, e que este foi até encaminhado para um ortopedista!
Vejam que fantástico!
Será que fizeram o Raio X em alguém ?
Alguém foi pago por tal exame pelo visto.
Mas eu não fiz exame algum.

E para ajudar, a médica fake cubana sequer anotou nos registros em minha ficha, que tal exame foi solicitado.
Ai sim, é para foder com o sistema mesmo.
Se a médica que deveria ser responsável por um mínimo acompanhamento do quadro clínico do paciente, não anota as coisas no prontuário, tudo está mesmo perdido!

Portanto, novo exame foi solicitado, e honestamente, eu não me recordo de ver ela anotar isso na ficha, outra vez!
Não sei como ela pretende manter ou alterar as doses dos remédios que venho tomando para tireóide!
E aqui vai uma "mea culpa".
Deveria ter dito a ela que meu peso disparou.
Talvez eu precise de maior dose dos remédios de fato.
Pelo menos ela requisitou exames de sangue.

O ruim deste tipo de atendimento é que você faz um exame, que demora para ser marcado, leva tempo para ser realizado, e por fim, demora mais ainda para ter um retorno ao médico.
Se você acompanha um paciente, o bom seria que pudesse fazer todos estes passos, em um mês.
Mas no S.U.S., este processo leva seis meses.

Muita coisa pode mudar em nosso quadro clínico, em seis meses após exames.
Mas, é o que temos ao nosso alcance por enquanto.
Graças ao Tandrilax, passo o dia me sentindo chapado!
Aquilo faz um efeito mesmo. Não sinto dor alguma no ombro ou em lugar algum.
Mas não estou gostando desta sensação de estar anestesiado.
Especialmente ao dirigir.

Sou do tipo de motorista que depende totalmente dos sentidos do corpo.
Posso notar até quando os pneus estão 1 libra abaixo da pressão correta.
Qualquer barulho diferente, eu já sei onde pode ter algum problema.
Mas estando "lerdo" deste jeito, não me agrada perder a sensibilidade ao volante.

Espero que ao final dos cinco dias de uso do remédio, eu possa ficar livre de vez desta sensação.
Até para digitar, está um pouco estranho.

Hoje deixo esta dica de alerta para todos.
Quando forem fazer uso de qualquer tipo de serviço público, fiquem espertos em relação a aparência das instalações.
Como estamos em um país que sucateia educação e saúde, todo cuidado é pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário