terça-feira, 23 de junho de 2015

A depressão na vida cotidiana

Informação sempre é a melhor arma!

Bom dia a todos os animados integrantes do Clube dos Excluídos da PEA!
Hoje irei tentar fazer um post mais informativo!
Mas nada daqueles estilos de livros amarelos do "For Dummies"!
Não pretendo escrever nada direcionado a burrinhos. Rsrs.
Muito menos fazer um livro de auto ajuda.

A Depressão!
Um mal que atinge muitos, e que se apresenta em diversas formas.
Como fazer para lidar com ele?
Primeiro devemos conhecer mais a respeito.
Depois investigar e identificar se estamos sofrendo deste mal.

Por isso a Informação se torna nossa grande aliada!
Quanto mais souber sobre algo, maior será nosso domínio sobre ele.
Temos vários tipos de depressão:
- Pós parto;
- Pós guerra;
- Pós desemprego;
- Pós férias;
- Pós fim de namoro;
- Psicótica, etc.

Claro que irei dar maior atenção à depressão pós desemprego.

Antes, segue aqui um link com um teste simples para identificar se estamos com depressão.


Respondi este teste pouco antes de começar o post, e já veio a resposta por e-mail.
Acho interessante repetir o teste algumas vezes, e ver se o resultado se mantém.
No meu caso, fiz uma vez apenas, e respondi rápido, sem ponderar muito em cada questão.
Nesta primeira tentativa, recebi o e-mail dizendo que estou com depressão moderada à severa.
Que deveria procurar um profissional, etc.
Claro que testes assim tendem a ser generalizados, mas é apenas um ponto de partida.
Não irei sair correndo atrás de receitas para boletinhas.

Existem outros sites com testes por aí.
Recomendo que pesquisem no Tio Google.
Este site, foi o primeiro que aparecei na lista da pequisa.
Podem e devem existir outros mais complexos e aprimorados.

Apenas por curiosidade, e acho legal partilhar com os leitores, vejam este link.


Ao ler os sintomas, fiquei aliviado por estar longe deste quadro!
Não estou alucinando ou tendo perda de apetite! (apesar de ser relativo... nunca perco o apetite! Não resisto a gordices!)

Aqui vai um relato pessoal. Não li isso em meus textos durante pesquisas ainda.
Mas é muito interessante fazer buscas sobre temas específicos.
Isso alimenta a mente, atiça a curiosidade e proporciona uma sensação boa de estar fazendo um ótimo uso do seu tempo livre.
Definitivamente alivia a tensão dos problemas de estar desempregado.
Exercitar a mente, aprender algo e matar a curiosidade são extremamente benéficos.

Muito melhor do que tentar fazer besteiras tipo cair de cara em drogas, álcool ou ficar pensando em suicídio.

Conhecer os sintomas é um passo importante!
Pensei em escrever alguns aqui, mas encontrei neste site, uma lista bem interessante e bem acessível para quem não está acostumado a literatura medicinal.


Lendo estes 11 sintomas, pude identificar que estou bem longe de alguns deles, perto de outros.
Creio que depois desta leitura fica um bom sinal de alerta.
Podemos tomar medidas simples para eliminar alguns sintomas sem a necessidade de tratamentos ou remédios específicos.
Auto conhecimento é uma boa ferramenta.
Também é importante saber compreender que você pode não estar em condições de resolver tudo sozinho.
Neste caso, saber pedir ajuda é essencial.

Escrever este blog tem sido muito interessante, por abordar temas diversos, comentar sobre minhas experiências.
Externalizar coisas acaba fazendo bem, e nos leva a pensar as coisas sob novos ângulos.
Acaba sendo uma forma positiva de terapia.
E melhor ainda, de graça! Rsrs.
Em tempos de crise, tudo que for de baixíssimo custo vem bem a calhar.

Um tipo de depressão que eu não tive (ainda) é o pós viagem.
Talvez por eu ser uma pessoa de hábitos, e gostar da vida no dia a dia, não me senti afetado ao retornar de férias.
Vejam este link interessante:


Outro tipo que não tive, mas poderei ter que ajudar de perto um dia, é o pós parto!
Para as excelentíssimas leitoras (façam seus respectivos homens lerem), recomendo o link abaixo:


Para os demais tipos, podemos encontrar uma vasta fonte de leitura graças ao Tio Google.
Faz bem passar um tempo pesquisando por sua conta.
Hoje nem todos tem o tempo livre que nós, do Clube dos Excluídos da PEA podemos usufruir.
Mas acredito que é mais gratificante fazer as coisas, do que pegar tudo pronto e de mão beijada.

Encontrei vários sites tratando sobre a depressão pós desemprego.
Não irei eleger um melhor ou pior que o outro.
São leituras interessantes.
Escreva a frase: depressão pós desemprego no Google e boa leitura.

Para minha experiência pessoal, estas pesquisas trouxeram um certo alívio.
Não tenho apresentado os sintomas mais graves e críticos.
Me arrisco a dizer que estou longe de estar deprimido.

Claro que existem aqueles momentos em que pintam a raiva, a desilusão, total falta de esperança, desespero, sensação de ser um inútil, que nada vai dar certo.
Mas olho para o lado positivo.
Tenho muita gordura para queimar! Literalmente! Rsrs.
Ainda tenho capacidade intelectual para poder gerar renda em algum lugar que preste neste mundo.

Dica final para os leitores: Não perca sua cabeça, mantenha os pés no chão e busque fazer as coisas que gosta em seu dia a dia. Não pense nos problemas, por tempo demasiado.

Meus exemplos de coisas boas são:

- Acordar cedo e olhar o sol nascer;
- Interagir com meus felinos na janela. Eles sempre me esperam para o café;
- Jogar videogame seja no PS3, no PC e no iPad. Todos os dias!
- Olhar a conjuntura econômica (sim, me chamem de louco varrido agora!);
- Acompanhar meus esportes preferidos (uma dezena de coisas além do futebol);
- Ficar de papo com a namorada no whatsapp;
- Namorar ao vivo, lógico!
- Fazer tarefas domésticas com a mãe. Minha eterna fonte de esperanças e pensamentos positivos.
- Dirigir um pouco, pois adoro isso, mesmo com trânsito ruim.
- Escrever! meu novo exercício diário.
- Ganhar gramas comendo coisas nada saudáveis!

Boa terça a todos!
Fuck you Depression.

Nenhum comentário:

Postar um comentário