sexta-feira, 18 de março de 2016

Faroeste Caboclo no Senado

Friday´s Tales #5: Como se fazia política antigamente...

Bom dia a todos os não coxinhas!
Happy Friday no Red Planet Ex PEA!
Vamos manter aquela velha definição de que toda sexta é Happy e ponto final.
Tentamos ser fiéis as tradições por aqui.

Já que o povo brasileiro, em grande maioria é acéfalo e sem memória, como toda boa coxinha...
Hoje vamos contar um "causo" da década de 60!
Viajar no tempo, também é preciso!
Novamente, nosso conto de sexta-feira é baseado em fatos reais.

Povo de Alagoas andava com peixeira na cintura, ou revólver mesmo!
Quantas vezes não ouvimos estas frases, se referindo aos Reis do Cangaço! Era a forma de demonstrar a "macheza" do indivíduo! Fulano andava sempre com a "peixeira" na cintura, e por aí vai.  Não inventem de brincar com o povo do Norte, ou do Sul, em locais públicos como bares, botecos ou casas vermelhas! Você pode acabar com as tripas para fora, deitado em uma bela poça de seu próprio sangue... Hoje vou narrar um fato ocorrido em 4 de Dezembro de 1963. Quase dez anos antes de eu chegar no planetinha azul.
Era uma sessão corriqueira no Senado Federal. Os políticos da época, se respeitavam e muito. Eram inimigos políticos, que se provocavam e ameaçavam publicamente! Durante uma discussão acalorada, um Senador saca seu revólver e atira em outro! Mas o outro foi mais esperto e se abaixou! A bala acertou outro Senador que nada tinha com o "peixe"! Quanta tristeza, um político "inocente" morre por uma bala que errou o seu alvo desejado. Luto na política nacional... O Senador Pistoleiro era o pai de nosso querido ex presidente Fernando Collor de Melo. Vejam que política e bandidagem estão sempre no DNA e os cargos passam de pai para filho.
Aquele Senador Pistoleiro até poderia alegar que estava se defendendo, pois no dia anterior ao crime, seu inimigo político havia lhe ameaçado de morte. Este foi então o motivo (desculpa) para ir armado a uma sessão no Senado... Claro, tudo se justifica. Desde aquela década, já existia a blindagem para os parlamentares. O autor do disparo fatal, sequer foi processado. E tal ato criminoso, sequer impediu que o mesmo pistoleiro terminasse o seu mandato como Senador, e fosse REELEITO em 1970. Como é gostoso estudar história e ler sobre a nossa política! Temos mesmo DNA de assassinos no poder público! Faz parte de nosso ser, "minha gente"!
 Lembrando, e refletindo, sobre estes fatos de nossa história política, o que podemos trazer para os dias atuais? Nossos políticos melhoraram com o passar das décadas? Ou estamos vendo simplesmente a mesma corja de sempre? Não esperem uma matéria sensacionalista da Globo+Band+Record para chegarem a alguma conclusão! Usem o seu próprio julgamento e bom senso. Aprendam a pensar sozinhos, sem uma TV ligada nos marqueteiros tendenciosos e manipuladores! Naqueles anos, as coisas se resolviam na faca e pistola. Hoje, temos os Juízes Federais para manipular fatos, torcer e quebrar leis, e as emissoras de rádio e televisão para vender o "peixe podre" para os coxinhas sem noção alguma do que é certo ou errado.
Façamos um exercício de imaginação. Como teria sido a sessão no plenário, um dia após a morte de um colega, baleado? Qual teria sido a reação dos outros membros honrados da casa? Luto? Protestos? Indignação? Ou talvez, tenha ocorrido o mais provável... Foi apenas mais um dia no escritório... Vida que segue. Acredito que tenha sido neste sentido, pois se o pistoleiro terminou o mandato e foi reeleito... Sinal de que tudo foi considerado normal. Logo, voltando aos dias de hoje, toda essa quantidade de penas voando lá no galinheiro do Planalto Central, deveria ser considerada normal.
Afinal de contas, os corruptos e assassinos e ladrões que se entendam, certo? São farinhas do mesmo saco, falam a mesma língua, recebem juntos os mensalões, e cada um, dentro de sua área de atuação, participa de suas propinas. Nada fora do contexto. Para que a mídia precisa fazer o alarde manipulatório? Hummm, claro que ela precisa. A dona Globo responde aos seus patrões: Os Anunciantes! Eles são os donos do dinheiro. Já perceberam quais são as grandes empresas que mais fazem propaganda na Globo? Bancos... Siderúrgicas... Farmacêuticas... coincidências? Claro que não! Os grandes setores da Economia estão bem representados nos donos do capital que a Globo movimenta. Portanto, a emissora precisa fazer as vontades deles. E uma das vontades, é movimentar a dança das cadeiras no governo.

E depois de tudo isso, o povo de gado coxinha, ainda acredita em Democracia.
Eles ainda acham que "elegem" presidentes, senadores, governadores e etc.
Quanta inocência... Quantas vezes ouvimos a frase: "vou votar no menos pior..."?
Eleições são apenas uma ilusão de ótica, para o povo acreditar que tem poder de escolha.

Carpe Diem!

Um comentário:

  1. Aê!
    Aparentemente, Alagoas perde por 2 x 1, ou seja, dois para os Collor (assassinato com culpa para o papai e eleição para governador depois de 'renunciar' à presidência) e apenas um para Graciliano. Ou talvez 2 x 2, se contarmos a Baleia ou o Teotônio Vilela, que mudou de opinião no fim da vida...
    Carpe Diem & Weekend!
    DdAB

    ResponderExcluir