Dica para manter a calma com credores...
Bom dia aos que devem mas não negam, we are the Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #654 chegando após pegar rodovias calmas.
Já estou considerando o dia produtivo antes mesmo do café.
Portanto vamos logo ao assunto de hoje.
Como manter a calma, sendo raladão, e tendo vários credores ligando diariamente?
A receita é simples.
Primeiro vamos ao exemplo de como somos tentados a perder a cabeça...
Se aproximava um dos grandes momentos do dia. O almoço! Sim, para os que estão em situação de crise no setor Renda Inexistente, é extremamente positivo para o bem estar mental e físico, saber que apesar de tudo, temos alimento para servir à mesa. Novamente toca o telefone... Esta é uma das rotinas diárias dos raladões. Sempre tem algum credor ligando para você! Não adianta mais achar ruim ou ficar nervosinho. Eles não irão parar de ligar até que você morra! Ou então que pague suas continhas. Portanto faz parte da vida! Relaxe e tente gozar, como dizia uma política sem moral partidária...
Em certos momentos, podemos optar por nem atender ao telefone. Mas não podemos cair nesta tentação. É importante manter as linhas de comunicação abertas com seus credores. Atendi o telefone, já pensando no almoço. Estava até de bom humor. A vagabunda se identificou como sendo do Itaú. Honestamente não lembro o nome da cadela. Mais tarde pude descobrir que sequer é funcionária do banco. Mas não importa, ela se identificou como se fosse. A ligação começou com todo aquele protocolo idiota que as empresas de cobrança utilizam. Eles sempre tentam tratar o devedor como idiota. Isso é normal.
Nestes casos nem adianta ficar impaciente. Podemos deixar eles falarem o texto que são amestrados para repetir para todas as ligações. Sempre começam com a confirmação dos primeiros três dígitos do seu CPF, depois avisam que a ligação pode ou está sendo gravada e etc. Em seguida começam a listar tudo que você deve para o banco, neste caso. Eles acham que é de extrema importância informar quantos dias você está em atraso com eles. Honestamente não presto muita atenção nestas horas. Após a cadelinha terminar o seu textinho cretino, começam as perguntas.
Primeiro a mais idiota logo no começo: "O senhor está ciente destas pendências com o banco?". Vejamos, o banco ou qualquer empresa, sempre envia cartinhas, avisos, boletos com propostas de acordo, depois vem as patéticas cartinhas com o texto "Notificação Extra Judicial", como se aquela bosta tivesse algum valor legal! Eles sempre acham que os devedores são analfabetos, idiotas ou mesmo retardados! Mas vamos em frente. Respondi educadamente que sim, estou bem ciente da situação junto ao banco. A ordinária mudou o tom de voz para deboche, e perguntou qual seria o motivo para estar devendo "tudo aquilo", como se fosse algum dinheiro dela ou de sua família.
A partir deste ponto, a conversa azedou mesmo! Respondi que estou sem emprego desde 2012. Neste momento, a vadia perdeu de vez a noção de que ela deveria ser profissional! Começou a debochar mais ainda, dizendo que: "Mas Senhor Fabio, como é possível alguém sobreviver todo este tempo sem trabalho ou renda alguma? Certamente o senhor está trabalhando como autônomo, não é mesmo, Senhor Fabio?". Neste ponto o sangue já fervia e a vontade de soltar o bom e velho "vá tomar no seu..." era enorme! Mas eu ainda mantive a calma no tom de voz, mesmo com as mãos esganando o telefone...
Naturalmente iria chegar o ponto em que eu, e não a filha de uma rapariga, iria perder a paciência. Foi exatamente quando ela teve a cara de pau de repetir a frase onde insinuava que era impossível eu estar tanto tempo sem renda, e que eu era um grande mentiroso. A cadela ainda proferiu a mesma frase citada acima, com um "Hummmmm" extremamente sarcástico no final. Perdi de vez a paciência e desliguei na cada da ordinária. Este é o tipo de pessoa que trabalha neste servicinho ordinário de cobranças por telefone. Deve ser uma desqualificada sem inteligência e talento algum. Mesmo assim, desejo que ela fique MAIS de cinco anos sem trabalho para aprender a ser gente!Logo após esta animada conversa ao telefone, a mesma empresa me ligou, uma hora depois.
Fiz questão de solicitar a gravação da conversa!
Quero ver se eles irão me atender...
Se o fizerem, a questão será estudada para ver se poderá ser transformada em processo.
A conversa ilustrada acima ocorreu ontem, causando um estresse enorme.
Atrapalhou o meu momento feliz e saudável do dia, pois almocei com ódio.
Portanto vamos pular logo para a parte do "como fazer para ter calma".
A primeira coisa a fazer é baixar o fogo.
Logo nos primeiros minutos, temos a vontade grande de explodir ou descontar em algo.
Segurar a onda por meia hora é o segredo.
Cada um pode achar suas melhores formas para conseguir respirar e se acalmar.
Após a primeira hora, já será possível controlar os impulsos de "Cereal Killer".
Nunca é boa idéia tomar ações com a cabeça quente.
Exemplo disso foi o fato de eu ter escrito um e-mail para a supervisora da cadela, à noite.
Esperei a tarde inteira passar, para poder tocar no assunto novamente.
A melhor dica para os momentos de fúria é usar o tempo para controlar a situação.
Especificamente sobre os credores, o tempo também é a melhor alternativa.
Eles irão cobrar sempre, com frequência irritante.
É assim que estas coisas funcionam, portanto não adianta aumentar a crise.
Manter a calma, procurar explicar o seu lado da situação é a melhor saída.
Quando for possível encontrar caminhos financeiros, as coisas serão resolvidas.
Nem todos poderão ter toda a calma ou paciência para lidar com cobranças.
Vivemos cercados de pressões e ameaças de forma constante.
Portanto manter a calma sempre é essencial.
Outro ponto importante que ajuda muito é o poder da informação!
Estar devendo é normal, faz parte da vida cotidiana.
Não podemos deixar a ignorância dos fatos servir de arma para os credores.
Eles sempre irão utilizar técnicas para ameaçar seus bens.
Lembro que logo nos primeiros meses em que fiquei sem pagar o Bradesco, fizeram isso.
A cobrança do próprio banco ameaçou tirar meu apartamento, por causa do cartão!
Isso ocorreu em 2013!
Até agora, continuo morando no mesmo lugar...
Muitas pessoas tem medo de ficar com o "nome sujo", mas isso não é o fim do mundo.
Somente quando passamos por situações ruins, aprendemos a lidar com elas.
Contudo, podemos aprender com as experiências alheias!
Saber seus direitos pode lhe proporcionar boas horas de sono tranquilo!
Para concluir, todo banco sabe que se a questão for levada para um juiz, eles perdem!
Pois a taxa de juros abusiva que eles praticam, desaparece quando os peritos atuam.
Se a sua dívida estiver longe do seu alcance financeiro atual, o tempo é a resposta.
Novamente, calma e paciência são necessárias.
O melhor para o final: "Sorria quando um cobrador te ligar!"
Afinal de contas, o trabalho dele é uma bosta mesmo! Não vale o seu sono!
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Dica do Dia: Se dever, não negue! Pague quando puder!
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