Aniversário de Senna
Bom dia aos que viram ele chegar, dominar e partir, we are the Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #652 chegando cedo, como naquelas manhãs de Domingo.
É chover no molhado, mas direi a frase assim mesmo!
Não tivemos mais domingos como aqueles...
Hoje seria o 57º aniversário do melhor piloto de todos os tempos.
Quem não concordar, não precisa ler o resto do post e muito menos o Blog!
Sim, estou em conformidade com o modelo atual de democracia no país! ( Ha ha ha ).
Sarcasmos à parte, o tom do post não será de clima das "viúvas".
Hoje, mais do que nos demais dias, também é momento de lembrar de Senna.
Para isso servem os ídolos.
Eles nos inspiram a qualquer momento de nossas vidas.
Seja em vida, ou infelizmente depois de sua morte.
Comecei a fixação por automobilismo em 1980, com a Fórmula 1.
Portanto não foi por causa do Ayrton.
Naquela época não acompanhava outras categorias, como faço atualmente.
Tampouco me tornei fã deste esporte por causa de nacionalismo barato.
Nunca me importei se existiam pilotos brasileiros competindo.
Meu interesse sempre foi pelas máquinas, e seus pilotos.
Aquele que fosse mais talentoso e arrojado, me chamava a atenção.
As disputas nas pistas eram intensas e mostravam quem tinha mais habilidade.
Os pilotos eram mais valorizados, se compararmos com o esporte atual.
Hoje, quem ganha é o melhor engenheiro, a melhor equipe e o orçamento.
Isto em termos de F-1, claro.
Por isso acompanho várias categorias diferentes, onde ainda existe o fator humano.
Para muitos, talvez a maioria aqui no país, o nacionalismo de Senna fosse o atrativo.
Além é claro, do fato de que ele vencia, era melhor que os outros e isso atrai atenção.
Nunca fui fã de Senna por seu patriotismo exagerado ou sua crença religiosa.
Na verdade, estes eram pontos que eu não gostava nele!
O que o tornou um ídolo maior que todos para mim foi um conjunto de fatores.
Seu comprometimento com o que fazia.
Seu domínio territorial era fantástico.
Seu controle do carro, conhecimento sobre tudo que estava em suas mãos.
Sua dedicação absurda em melhorar, alcançar a perfeição nos mínimos detalhes.
Manter este tipo de foco, durante todas as pressões dentro e fora das pistas é para poucos.
O melhor exemplo de como ele tinha habilidade e controle, era na chuva.
Em tais condições, não apenas era melhor que o resto, era incomparável.
Outros pilotos o admiravam por sua "Fúria".
Por ter noção do tamanho de seu talento, naturalmente seria destemido nas disputas.
Vários pilotos aprenderam que se tentassem disputar espaço nas curvas, bateriam com ele.
Senna era o terror para os demais quando defendia sua posição.
Lembro de várias corridas onde ele não tinha o melhor carro.
Os pilotos chegavam, não passavam e formavam fila atrás dele.
E para conseguir acompanhar seu ritmo, só tendo um carro muito superior ao dele.
Portanto, Senna foi realmente o melhor de todos.
Teria sido campeão mais vezes, não restam dúvidas.
Pelo menos os títulos de 94 e 95.
Depois seria pura especulação, sobre que rumos sua carreira teria tomado.
Se realmente fosse para a Ferrari, poderia ter ido além de cinco mundiais.
De todas as lembranças que Senna nos deixou, 1993 foi o melhor de seus anos.
Não foi campeão, mas mostrou ao mundo, como era melhor do que o resto!
Tinha um carro bem inferior, tanto em engenharia, eletrônica e motor menos potente.
Com tudo isso contra, ele conseguiu vencer CINCO corridas contra as Williams.
Mesmo após tantos anos de sua morte, ainda posso afirmar que não existe piloto melhor.
Alguns chegaram perto, mas ainda não vi nas pistas alguém como Senna.
Lucky Cookies: 16 - 22 - 33 -38 - 43 - 51
Dica do Dia: Abusem do YouTube, e vejam várias corridas e matérias sobre Senna!
Maestro, no meu caso era nacionalismo... eu tinha 7 anos, mas era muito legal! Um grande abraço pra ti!
ResponderExcluirCaro amigo Unknown!! ( gostaria de ter certeza de quem é o autor deste comentário! :-) )
ResponderExcluirDevemos ter quase a mesma idade, pois eu tinha 8 quando assisti minha primeira corrida de F-1!
Fico grato três vezes ao ler seu comentário.
Primeiro pelo Maestro, segundo pelo abraço e terceiro pelo comentário em si!
Que possamos ter uma boa temporada nas pistas!
Grande abraço e ótimo primeiro final de semana de F-1 e MotoGP!