sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Any Given Friday

Friday´s Tales...

Bom dia aos que ainda estiverem na cama, cá estamos girando no Red Planet Ex PEA!
Hoje é aquele dia! O esperado por muitos, que trabalham!
Pois nós, os desocupados do planetinha vermelho, já não diferenciamos mais os dias...
Depois de anos e anos sem ter aquela rotina de "bater o ponto, para os antigos", 7 dias são S.S.D.D.

Mas como certos hábitos se tornam tradições, não iremos aqui, quebrar paradigmas.
Já que a maioria dos habitantes do planetinha azul, seguem o calendário, Viva La Sexta!
Com aquele saudável intuito de quebrar a rotina, talvez por ser a única coisa tangível agora...
Faremos algo diferente nas sextas-feiras. Vamos escrever contos, prosas, memórias, Any Thing Goes!

Nos primórdios da computação social, IRC reinava!
Era um domínio dos recém intitulados N.E.R.D.S.  Uma forma de desprezo por aqueles bombados das academias universitárias, em relação aos seres intelectualmente mais desenvolvidos. Naquele tempo nostálgico, somente estando dentro de uma universidade, para ter acesso a World Wide Web! Não era para qualquer um, portanto eram tempos felizes! Afinal de contas, é muito mais interessante e desafiador, travar diálogos com pessoas bem instruídas, cultas, estudiosas e cientistas, do que com uma pessoa do mundo dos corinthianos, sofredores, manos, fugitivos da PM. Ok, podemos incluir os framenguistas, tricolores gaúchos da vila cruzeiro, etc etc etc.
Hoje conhecida como a revolução digital, há 20 anos atrás, estávamos no berço ainda. Começamos a dar os primeiros passos para atingir novas fronteiras, ultrapassando os muros das universidades, chegando nas grandes empresas, e finalmente, nos lares de uma classe média emergente. Afinal de contas, era necessário ter uma linha de telefone, e um computador pessoal. Não era algo tão trivial ou fútil como ter um tablet genérico hoje em dia, com plano de pacote de dados merrecas da Claro ou Tim!  O verdadeiro "despertar" da internet popular estava ocorrendo!
Partindo daquele ambiente quase científico dos IRCs, MIRCs passamos para os ICQs mais populares e amigáveis, onde podíamos alcançar usuários de todos os países! Era uma febre, para aqueles capazes de dialogar em mais de um idioma. Afinal de contas, a língua mãe da informática sempre foi o inglês. Naturalmente seria a língua comum entre as pessoas que utilizavam as novas redes e aplicativos sociais. A novidade mais popular veio sob forma dos Chats. Estes eram mais acessíveis e democráticos. Ali estava o local de encontro mais comum para os novos "internautas". Já não precisávamos mais depender das faculdades ou grandes empresas. Em vários cafés espalhados pela cidade, estavam instalados os computadores com acesso à rede! Aquele foi o ponto onde realmente a coisa explodiu! Era considerado um charme, sair de casa, ir sozinho para um destes cafés, e ficar teclando com estranhos, ou mesmo amigos e familiares.
O ambiente estava preparado, para as novas aventuras dos usuários dos chats e cia! Naquele ponto, já se percebiam os comportamentos digitais, as tribos de internet, e vários outros apelidos ou denominações para os grupos de pessoas que simplesmente se tornaram viciadas em "realidades virtuais".  Era fácil identificar os comportamentos, até pelos apelidos das pessoas nas salas de bate-papo. Algo aliás, que sofreu mudanças daqueles anos para cá. Antes, os apelidos comuns eram: Curiosa25, Timido19, Atrevida, Moreno41, SolteiroProcura, CasadoSafado e por aí vai. Infelizmente as coisas despencaram em nível cultural e social. Duas décadas depois, o que mais se via nas salas eram nomes como: GarotadePrograma150, HomemdeCalcinha, CasadoquerDar, HquerH, PagoNovinhos, e outras coisas piores... os intelectuais desapareceram!
Nos tempos de hoje, talvez seja tão raro, ou quase impossível acontecer encontros como os de Neo25 e Ruivinha18.  Estes dois apelidos, frequentadores fiéis das noites de sexta, eram pessoas normais, com rotinas de trabalho e estudo, com famílias e etc. A novidade para eles, era aquela perspectiva, de sair do mistério das salas, para encontros reais. Isso, naquele tempo, era para bravos, determinados, curiosos e aventureiros. Um pouco inconsequentes, talvez, mas eram pessoas ávidas por viver e experimentar! Pois, em uma destas noites de sexta, os dois resolveram conversar em uma das salas de chat. Algumas pessoas tinham por hábito, manter seus apelidos como forma de identificação. Outras, mais preocupadas com anonimato, trocavam seus nomes a cada sessão!
Após algumas tecladas vazias, ou provocativas, como era comum acontecer, Neo25 resolveu chamar Ruivinha18 para um papo, lá por volta das 20:00.  Logo os dois perceberam que já estiveram na mesma sala, em várias sessões. Mas um ficava a espera pela iniciativa do outro. Aquela noite, finalmente aconteceu o seu primeiro contato. O primeiro tópico da conversa foi a observação dos comportamentos das outras pessoas. Muitos usuários tinham por hábito, manter suas conversas públicas, com suas frases sendo exibidas para todos os presentes na sala. Outras preferiam utilizar o recurso do "Reservado", onde apenas elas poderiam ler sua conversa. As horas foram passando. Os tópicos mudavam de forma natural. A curiosidade foi sendo alimentada por ambos. Logo, não era mais uma sexta qualquer. Havia passado da meia noite. E nossos seres curiosos já estavam em novos assuntos. A conversa estava animada. Um ponto interessante, foi que ao contrário da maioria dos usuários, nenhum dos dois havia perguntado nada sobre aparência, idade, onde morava, etc. Tais perguntas eram as primeiras entre os usuários mais assíduos.
De fato, Neo25 e Ruivinha18 tinham realmente as idades indicadas em seus apelidos. A conversa entre eles seguia com a curiosidade crescente, e a troca de ideias, conceitos e opiniões era intensa. Mais quatro horas se passaram... e nenhum deles havia mencionado a palavra "sono". Ninguém estava pensando em parar de conversar. Havia uma certa energia no ar, que parecia fazer seus corpos ignorarem o fato de estarem sentados na frente de uma tela, há oito horas seguidas. A mente era a fonte de energia, aliada a curiosidade de saber mais, conversa mais, descobrir mais pontos em comum. Até aquele ponto, perguntas como "Trabalha com o que? Estuda?" não haviam pintado... O relógio marcava 06:00... Várias pessoas haviam entrado e saído daquela sala, uma lista e nomes e frases havia percorrido a tela, mas isso não interessava para aqueles dois curiosos. Então, Ruivinha18 tomou a iniciativa!

  • Ruivinha18:  Bom, já amanheceu, e passamos estas horas todas aqui, sem desgrudar do teclado! Até agora não sabemos como somos, onde moramos, se somos solteiros ou não e etc. Evidente que estamos adorando nossa conversa. O que você acha de vir tomar café da manhã comigo?
  • Neo25: Agora que resolvi olhar no relógio... passamos a noite e madrugada inteira de papo! Já podemos dizer que passamos nossa primeira noite juntos! (rsrsrs) Estou mesmo afim de conhecer você pessoalmente. Portanto já adianto que não sou casado, nem estou namorando. Vamos fazer aquelas perguntas que as outras pessoas adoram fazer? tc de onde? (rsrsrs)
Agora, nossos aventureiros estavam prestes a dar o primeiro passo em direção a realidade. Iriam saber onde moravam, talvez como eram fisicamente, e quem sabe, tomar o café juntos! Mais meia hora de conversa, e veio o pequeno choque de informações. Eles não estavam na mesma cidade! E agora? Foram horas e horas de papo super interessante... E a distância seria um problema? Ruivinha18 pediu mil desculpas, ao revelar que morava na praia! Ela havia omitido este fato, pois não esperava encontrar uma conversa tão interessante. E agora, ambos queriam conversar ao vivo, realmente. Finalmente, seus corpos começaram a apresentar cansaço, sono, dores nas costas, etc. Neo25 questionou apenas qual seria o tempo de viagem! 3 horas, foi a resposta! Apenas 3? Para quem havia passado mais do que 11 horas conversando, sem ao menos um cochilo, 3 horas não iriam ser um problema! Neo25 era extremamente decidido, curioso e adorava desafios.
A conversa havia tomado outro rumo agora. Eles estavam trocando informações práticas, para possibilitar seu primeiro encontro. Tudo bem que o café da manhã juntos, estaria se transformando em almoço! Mas em momento algum, a empolgação havia diminuído. A decisão estava tomada! O encontro iria acontecer. A parte mais difícil era para Neo25, pois ele teria que sair de casa, sem tomar café, pegar um ônibus na rodoviária, para tentar estar na praia, antes das 12:00!  Não era algo novo, sair da sala de chat para encontros ao vivo, para Neo25, pois seu objetivo nas salas, era realmente conhecer alguém interessante. Já para Ruivinha18, este seria seu primeiro encontro com uma "pessoa virtual" ... Frios na barriga, dúvidas e receios por todos os lados. Mas a decisão estava tomada. Ambos decidiram não se descrever fisicamente! Ela estaria esperando ele, na saída da rodoviária, com um Fiat Strada amarelo! Impossível de acontecer um desencontro! Uma ruiva, em um utilitário daquela cor... não teria como dar erro!
Quando Neo25 chegou em seu assento no ônibus, fez uma pausa para reflexão... sobre o que ele estava fazendo, sobre o que poderia acontecer... tudo veio em sua mente ao mesmo tempo! Dúvidas, medos, considerações, todo tipo de pensamento corroendo seu estômago!  Conforme combinado, eles haviam trocado números de celular, e então, a ligação foi feita, quando o ônibus partiu. Química por voz! Sim, isto existe, e nem deve ser algo tão raro assim. Durante a conversa por telefone, ambos ficaram mais relaxados, mais em sintonia e ansiosos pelo encontro. Já não parecia tão importante ou preocupante, o fato de estarem 3 horas de distância, ou mesmo, de não saberem se eram feios, obesos, carecas, mancos, etc etc etc.
Aquelas 3 horas de viagem, certamente foram apavorantes, ansiosas, preocupantes para ambos. Neo25 havia sido tão aventureiro, quanto inconsequente, pois não avisou sua família, que estaria saindo de casa logo cedo... e nem disse para onde iria!  Por sua vez, Ruivinha18 não havia deixado por menos. Ela estava sozinha em casa, apenas com sua empregada. Seus pais haviam viajado para Santa Catarina, e ficariam uma semana fora! Ambos inconsequentes? Talvez, mas eram pessoas determinadas a viver suas vidas! E o ônibus finalmente chegou na rodoviária. Pulsação disparada! Claro que para ambos. Ruivinha18 era mesmo ruiva, olhos castanhos, baixinha e acima do peso! Neo25 lembrava o personagem de Matrix, pelo tom de pele, cor dos olhos e cabelos, e altura. Mas era mais robusto!  A reação dos dois, e seus pensamentos devem ter sido um pouco diversos. Mas o abraço apertado e demorado foi absolutamente sincero. Seguido de um selinho comportado. Ambos dentro do carro, nervosos, primeiras impressões e questionamentos.
Neo25 achou que rolaria uma bela amizade, não tinha sentido aquela química arrasadora de outros primeiros encontros. Uma frase passou por sua mente:  "ela não é o tipo de menina que a gente passeia de mãos dadas no shopping". Esta era a frase machista que seus colegas de trabalho sempre falavam, para determinar se o seu par era do tipo "Gostosa e pegável". Sim, ainda vivemos em mundo de estereótipos machistas. De fato, o tipo físico preferido de Neo25 era mais para sua Trinity, do Matrix... alta, magra, olhos azuis, loura natural, ou em raras exceções, loura que pintava os cabelos de preto bem escuro... Já Ruivinha18, havia considerado seu novo par, um tesão e queria pular logo em seu colo..., como ela mesma revelaria no segundo encontro... Sim, existiram mais encontros depois do primeiro. Não aconteceu um romance, ou relacionamento propriamente dito. Mas seus caminhos se cruzaram naquela sexta-feita, de forma intensa, e marcante para os dois. Algo que jamais deixou de ser lembrado nas memórias de ambos.
Ao chegar em casa, apresentações com a empregada foram feitas, e o novo par foi descansar na sala de TV. Afinal de contas, vale lembrar, que nenhum dos dois havia dormido um segundo sequer. Após breve troca de ideias, isso já estava virando mania entre eles, foram dormir um pouco, até que a atenciosa empregada lhes preparou o almoço. Após o almoço, Ruivinha18 propôs um passeio.  Afinal de contas, ela não havia planejado tudo aquilo, e tinha um compromisso. Uma tal festa do peixe rolava na cidade, e ela tinha que passear na carreata, com amigas na parte externa da Strada... Foi uma diversão só.  Após o evento, nosso bravo casal de aventureiros digitais, agora reais, retornou para casa. Foram horas de absoluta fuga da realidade, para ambos. Puderam compartilhar experiências, ideias e opiniões, contrárias as vezes. E aconteceu a "primeira vez" de Ruivinha18!
O encontro aconteceu até a manhã de domingo, quando Neo25 pegou o ônibus de volta para a capital do estado.  Ainda com tantas emoções e memórias para processar, ambos se despediram novamente com abraço apertado, beijos nem tão comportados dessa vez, e um sentimento de dúvida no ar... teria o próximo encontro ou não? O que acabou acontecendo graças as afinidades, contatos frequentes e uma boa amizade. Ambos tiveram tempo para ponderações e reflexões pós primeiro encontro aventureiro de uma sala de chat! Fica difícil apontar qual dos dois foi mais louco, aventureiro, inconsequente, corajoso... Uma coisa não se pode negar: Eram dois apaixonados por VIVER de forma intensa!

Bem pessoal, este foi nosso primeiro episódio de Friday´s Tales!
Espero que tenham curtido, pois eu adorei o processo de escrever um texto mais longo.
Livre de formas ou formatos métricos.
Quero apenas deixar a história fluir.

Carpe Diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário