O Cliente tem sempre razão... mentira!
Bom dia aos consumidores felizes, we are the Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #554 chegando com aquela disposição...
As vezes não sei de onde tiro energias ou até mesmo ânimo para encarar os dias.
Vida de raladão tem destas coisas.
Especialmente quando se faz parte daqueles espécimes pensantes 24x7.
Penso, logo existo, certo?
Ainda não descobriram o botão que desliga esta função lógica em meu ser.
Talvez todos tenham o seu lado de Dr Spock ( saudoso Leonard Nimoy )...
Recomendo, para quem não viu ou já viu, o documentário For the love of Spock.
Para tudo que nos cerca, desejamos compreender sua lógica.
Não é algo que apenas analistas de sistemas ou Economistas, tenham por hábito.
A lógica deve estar presente em todos os seres.
Infelizmente, para os clientes ou consumidores de certos bens ou serviços, nem sempre é assim.
Quando consumimos algo, esperamos que este seja de boa qualidade.
Especialmente se for algum produto industrializado, que seja confiável.
Mas se esta lógica fosse verdadeira, não precisaríamos de órgãos como o procon...
Existem alguns mitos que o tempo se encarrega de destruir.
Um deles, serviu de título para este post.
Não tenho visto a razão ser dada ao cliente, em praticamente nenhum lugar.
Produtores de bens e serviços se esforçam para inverter as coisas.
Hoje em dia, o cliente não tem mais razão, e sim culpa!
Se algo está com defeito, quem estragou foi o cliente.
Um colega lá dos anos 90 já dizia: "chegou o tempo dos postes mijarem nos cachorros!".
Experimentamos hoje, a total inversão de valores.
Claro que isto não se restringe ao ambiente de consumo.
Estamos presenciando cenas lamentáveis na política, religião, esportes, etc.
Quanto mais se pondera sobre as "coisas do mundo", maior fica o espanto!
Passando logo ao exemplo prático e fatídico do assunto...
Continuo a minha "querela" com o braço brasileiro da empresa alemã Continental Tyres...
Aposto que lá na Alemanha, eles respeitam seus clientes.
Mas a filial desta terra de ninguém age de outra forma.
Tiveram a cara de pau de dizer que eu fiz mau uso dos pneus...
Os pneus rodaram na casa dos 18 mil km e começaram a soltar pedaços.
Mas não se trata de um defeito de fabricação, e sim mau uso por parte do cliente...
Esta foi a resposta dos advogados deles...
Sim, o caso foi parar no procon, pois não restou outra alternativa.
Interessante que não deram importância ao fato de que o carro tem 4 pneus da mesma marca.
Destes 4, dois são quatro anos mais velhos!
E os mais velhos estão em perfeito estado... sem soltar um pedacinho sequer.
Mesmo assim, a fábrica afirma que foi mau uso do cliente...
Está comprovado que o cliente não tem mais razão em nada.
Eles só querem que continuemos a comprar, comprar e comprar mais ainda!
Ainda tenho direito a uma resposta para a Continental Pneus do brasil...
Dica do Dia: Não comprem pneus desta marca, pois não irão durar nada!
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