sábado, 25 de fevereiro de 2017

Nascar 2017

O ano começou oficialmente

Bom dia aos que não curtem carnaval, we are the Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #628 chegando feliz da vida com a queda nos 21ºC.
Aquele forno infernal deu lugar ao tempo mais chuvoso e frio.
Tudo bem que trouxe a gripe, mas valeu a pena!

Pude dormir sem ventilador, sem suar, sem acordar no meio da noite com sede...
A hora do sono é o que nos sobra de mais sagrado.
Naquele momento, podemos esquecer das desgraças, das irritações, etc.
Até mesmo das notícias ruins das leituras matinais!

Devido ao evento idiota chamado carnaval, até as notícias ruins foram escondidas.
Só querem falar das cretinices do tipo: quem deu para quem, quem pegou quem, etc.
Este é o nível cultural desta terra.
Realmente pão e circo, futebol e carnaval... quanta pobreza de espírito.

Prefiro comemorar o fato de que está aberto oficialmente o campeonato Nascar 2017.
Uma categoria de automobilismo diferente das européias.
Com melhor organização e regras mais inteligentes.
Não fazem as bobagens sem efeitos que rolam na F1.

Neste final de semana, teremos a abertura das três divisões Nascar.
Cada uma com seus nomes de patrocinadores.
Não são os mesmos do ano anterior, mesmo assim a competitividade permanece.
Considero a Nascar uma categoria mais inteligente que as demais.

Seus organizadores sabem aliar competição, business e marketing.
Sem prejudicar um em relação ao outro.
Sem apelações ou politicagens.
Conseguem chegar ao ponto de permitir que os pilotos se arrebentem na pista...

Mas não interferem nos resultados de disputas mais acirradas.
Não favorecem equipes por razões financeiras ou históricas.
Quase o oposto da F1 moderna, onde dão mais grana descarada para a Ferrari.
Sem ao menos inventar uma desculpa decente, apenas dão maior parte do bolo aos italianos.

Outro fator que salta aos olhos: mudanças de regulamento!
Quando eles mudam algo, o fazem de forma objetiva, planejada e visando resultado imediato.
Sejam nas medidas dos carros, no controle de injeção, potência dos motores.
Tudo é feito de forma igual para todos os carros.

Quando dizemos que os 40 que largam na Cup ( divisão principal ) tem chances, é verdade.
Raramente o piloto que larga em primeiro, vence a corrida.
Várias vezes vemos alguém que larga em último, e termina no primeiro lugar!
Certamente a fórmula do sucesso deles é a imprevisibilidade dos resultados.



Para este ano, as novidades são provas com estágios determinados.
A cada número de voltas, já sabemos que terão uma bandeira amarela.
Carros poderão fazer ajustes ou reparos.
Outra novidade é o tempo limite de 5 minutos para reparos.

Caso o carro não esteja em condições de voltar à pista em 5 minutos, será eliminado.
Esta mudança acertou em cheio na disputa entre os pilotos.
Agora eles podem ser mais agressivos pois sabem que terão paradas programadas.
Ao mesmo tempo, sabem que terão que preservar o carro em condições.

Estas mudanças terão como efeito, a elevação no nível dos pilotos.
Quem não souber ser rápido e ao mesmo tempo evitar acidentes, não terminará as provas.
Outra medida bem pensada foi a limitação de participação dos pilotos entre as divisões.
Ano passado, um piloto regular da Cup podia participar das outras duas divisões menores.

Esta possibilidade atrapalhava os pilotos que disputavam as divisões.
Por exemplo, #18 Kyle Busch colecionava as "varridas" dos finais de semana.
Ele participava das etapas de cada divisão, vencendo as mesmas em dias consecutivos.
Poucos pilotos conseguiam tal fato pois não corriam em todas as divisões.

Neste ano, cada piloto da Cup poderá participar apenas em 5 etapas das divisões menores.
Desta forma, a Truck e a Xfinity terão seus pilotos regulares vencendo mais provas.
Em 2016, #18 Kyle largou em 17 etapas da Xfinity, vencendo 10 delas...
De alguma forma, interferia na disputa da segunda divisão da categoria.

Outro ponto interessante da categoria, é a agilidade na tomada de decisões.
Caso alguma modificação seja considerada equivocada, eles voltam atrás.
Algo impossível de imaginar no ambiente da F1, com raras exceções.
Dica do Dia: Para quem curte velocidade, não percam a Nascar!

Carpe Diem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário