Documentário imperdível para os Nerds
Bom dia a todos, quase boa tarde novamente.
Devido aos treinos de F1 e corrida da GP2, demorei para escrever o post de hoje.
Mas a maior atração desta manhã foi mesmo o excelente documentário sobre a Atari.
Graças a maravilha do NetFlix, pude assistir ao belo e tocante relato de uma época de ouro.
As décadas de 70 e 80 foram o berço da era da informação chagando as casas.
O videogame foi a porta de entrada para os computadores pessoais.
Foi a origem de tudo.
Graças a Atari, estamos aqui hoje, interagindo com a rede mundial de computadores, utilizando um iPad para postar em blogs, em frente a uma televisão, assistindo a uma prova de GP2 ao vivo.
Claro que este é apenas um exemplo dentre várias possibilidades que esta tecnologia nos trouxe.
Vale a pena ver este documentário, para entender como esta onda de tecnologia invadiu nossas casas.
Impossível não se identificar com alguns personagens do documentário, bem como é impossível deixar de observar fenômenos econômicos envolvendo mega corporações e consumidores finais.
Vale a pena observar como tudo está interligado.
Como ideias pioneiras podem levar pessoas a fortunas, mas também do céu ao inferno.
Uma indústria bilionária foi criada nesta época, e criou outras em seguida.
Ninguém imaginaria que os videogames iriam puxar a computação doméstica, e depois viriam a internet e a computação móvel com celulares e tablets.
Foram vários os pontos que me chamaram atenção neste pequeno filme.
A relação entre empresa e consumidor por exemplo.
Um dos produtos da Atari, foi o game E.T., baseado no filme do Spilberg.
Foram 4 milhões de cópias produzidas e vendidas.
O inesperado foi que milhares destas foram devolvidas pelos consumidores.
O motivo foi simples. Não gostaram do produto.
Imaginem se aqui no Brasil, tal coisa seria possível.
Até vejo a cara de um lojista me dizendo: não gostou? Azar o seu, não aceitamos devoluções se não for por defeito.
País desenvolvido é outra coisa.
A Atari chegou a quebrar, por causa das devoluções de um game que não agradou.
Este é outro ponto que chama atenção, a relação entre marketing e resultados.
Muito marketing negativo levou a empresa a simplesmente jogar no lixo, diversas cópias dos jogos devido ao prejuízo.
Mas anos depois, como mostra o documentário, o problema não estava realmente no game, que fora criado e desenvolvido em cinco semanas!
O problema foi má avaliação e uma propaganda negativa por parte de poucas pessoas.
Foi como um boato se espalhando e acabou sendo tomado como verdade.
Isso mostra como um produto, mesmo bom, pode ser arruinado por má propaganda. As vezes injusta.
Aproveitando o gancho, que maravilha é o NetFlix! Custa em torno de R$ 22 e você pode assistir vários filmes, várias séries originais exclusivas, outras séries famosas, e tudo isso em qualidade HD, com áudio original e legendado.
Ou seja, muito melhor do que as atuais tvs pagas!
A cada dia, me convenço de que a internet é muito melhor do que as tvs atuais.
Com opções como YouTube, NetFlix e outros sites ou aplicativos, podemos escolher nossa programação.
Ter o poder de escolha é extremamente valioso.
E a toda bandida poderosa Globo sabe muito bem disso.
Tanto que tentou barrar o NetFlix aqui no Brasil.
Felizmente não conseguiram.
Ao meu ver, a única coisa que nos impede de enterrar de vez as redes de televisões, são os esportes ao vivo.
Mas logo teremos mais e mais opções para acompanhar esportes ao vivo, pela rede!
Este deve ser o futuro.
Que seja bem vindo!
Agora irei passear pelas ruas perfeitas e bem asfaltadas da Suíça.
Viva o ciclismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário