domingo, 19 de novembro de 2017

Speed Slowing Down

Nascar 2017 chega ao fim

Bom dia aos fãs de Speed, we still are The Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #733 chegando em clima de chuva.
Torcendo para que não ocorra o mesmo nesta tarde em Miami.
Última e decisiva etapa do campeonato principal da Nascar 2017.

Foram 35 finais de semana de disputas intensas entre 40 pilotos e equipes.
As duas categorias inferiores tem menos provas, menos participantes.
Nem por isso a competitividade destas fica atrás da categoria principal.
Seu formato de disputa ao título de campeão garante emoção ao ano todo.

A divisão principal costuma levar o nome do patrocinador "master".
Neste caso, a Monster Energy dá nome à Cup da Nascar.
São 26 etapas iniciais, para determinar quais serão os 16 pilotos do "Chase".
Este é o nome que determina a fase final com 10 corridas.

Seu formato é eliminatório onde a cada 3 provas, 4 pilotos são excluídos.
A décima prova ocorre hoje a tarde com os 4 sobreviventes do "Chase".
Para hoje a fórmula é simples: quem chegar na frente entre os 4 será o campeão.
A diferença é grande entre as demais categorias de automobilismo.

Ao menos, a Nascar garante emoção até o final.
Não teremos campeão antecipado para remover o interesse nas etapas restantes.
Mais um exemplo de lições que a F-1 poderia aprender com as outras categorias.
Talvez a corrida decisiva perca um pouco de emoção em relação as anteriores.

O motivo é de fácil compreensão.
Os 36 pilotos que não disputam o campeonato farão um certo esforço para não atrapalhar.
Claro que cada um deles ainda tem interesse em vencer a corrida final.
Podemos dizer que os instintos mais predadores destes 36 pilotos será moderado.

O bicho irá pegar mesmo entre os 4 candidatos ao título.
Entre eles poderá acontecer o clima de "vale tudo" pois será apenas uma corrida.
Não importa a vitória, mas sim chegar na frente dos outros 3.
Este ingrediente traz emoção maior desde que sua torcida seja por um destes 4...

No meu caso, torço para que um deles ganhe.
O problema é que existem 2 "desafetos" entre os outros 3.
Seria bem maior a enxaqueca, caso um destes 2 leve a taça, em relação a derrota do #18.
Seguindo a tradição numérica da Nascar, desejo que #2 e #4 estampem o muro logo!

No final das contas a disputa pode ficar entre #18 e #78.
Foram os dominadores durante o ano inteiro.
Seria justo que um deles ficasse com o título.
Sabemos no entanto que na vida não existe justiça alguma, muito menos nos esportes.

Já que o clima deste post é de velocidade e despedidas, vamos ao balanço do resto.
MotoGp foi outro ano para esquecer, pois VR46 não teve chances.
Pelo menos a disputa chegou até a última etapa.
Em 18 corridas, dois pilotos venceram 6 vezes, sinal de equilíbrio.

Nossa velha e não tão boa assim F-1 teve uma temporada diferente.
Não foi um passeio de apenas uma equipe.
Mesmo assim, o #44 acabou com a festa com duas provas de antecipação.
Claro que Lewis mereceu ser campeão pela quarta vez!

Em termos de regulamento, a F-1 mais parece piada.
Chega a ser ridículo um piloto receber 25 posições de punição em uma corrida.
Sendo que apenas 20 carros disputam o campeonato.
Tais punições se devem na maioria dos casos, às trocas de componentes do carro.

Se o piloto tiver o azar de quebrar um câmbio, leva 5 posições.
Caso o problema seja troca do motor, que é dividido em 6 componentes, pode levar 30!!!
Fica a expectativa de que para o próximo ano, revisem esta palhaçada toda.
Já sabemos que motores serão diferentes, o que pode alterar os favoritos.

Sobre o GP Brasil, foi uma ótima corrida graças ao talento do campeão de 2017.
Largando em último por ter batido o carro na classificação, Hamilton chegou em 4º.
Foi o melhor piloto da corrida.
Se tivéssemos mais uma volta, teria disputado a vitória, pois os 4 chegaram bem próximos.

Foram boas corridas, um ano bem disputado no geral.
Seria razoável dizer que somente nas pistas, 2017 não foi pior do que 2016.
Lucky Cookies: 06 - 10 - 14 - 16 - 17 - 54
Dica do Dia: Aos fãs de corridas: áudio americano ou inglês são muito melhores!

Carpe Diem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário