Gosto é como bunda, cada uma pior que a outra...
Bom dia (ou madrugada, pois caí da cama com insônia), observadores do Red Planet Ex PEA!
Hoje acordei cedo demais, com mau humor além do habitual.
As noites não tem sido boas companheiras para permitir um sono com repouso.
Caso não saibam, nem sempre dormir é sinônimo de repousar!
Em meio a irritação matinal devido a total falta de sono, apareceu um questionamento.
Qual a relação (se é que existe alguma) entre preços e preferências, no mercado consumidor?
Seria um bom tema de tcc ou mesmo de mestrado.
Vamos começar o raciocínio com uma pequena lista de produtos semelhantes, com preços distintos.
- Perfume Hugo Boss (R$ 465 por 100ml) e perfume Antônio Banderas (R$ 130 por 100ml)
- Chocolate ao leite Lindt (R$ 166,66 o Kg) e chocolate ao leite Lacta (R$ 46,15 o Kg)
- Gasolina em posto sem marca (R$ 3,28 o Litro) e gasolina em posto BR (R$ 3,699 o Litro)
- Salgadinho de milho genérico (R$ 14,29 o Kg) e Fandangos (R$ 31,74 o Kg)
- Coca Cola (R$ 7,01 a garrafa de 2,5 L) e Pepsi Cola (R$ 5,79 a garrafa de 2,5 L)
- Guaraná Antártica (R$ 5,69 a garrafa de 2 L) e Guaraná Kuat ( R$ 2,99 a mesma garrafa)
- Sorvete Häagen Dazs (R$ 56,02 o L) e Sorvete Kibon (R$ 9,75 o L)
- Picanha (R$ 50,00 o Kg) e Alcatra (R$ 24,90 o Kg)
- Terno nas Lojas Aramis (R$ 2500) e terno nas Lojas Riachuelo (R$ 500)
- Bolsas Prada (R$ 500 em média) e Bolsas genéricas (R$ 49,90)
Inicialmente, podemos dizer que estamos comparando "Apples & Oranges" nesta lista.
Ou, maças e laranjas, como preferirem...
Afinal de contas, produtos de marcas de primeira linha não se comparam com os genéricos.
Será mesmo?
Esta questão de comparar, depende em primeiro plano, do gosto de cada consumidor.
Eu posso achar um produto ruim, ou de má qualidade, mas outras pessoas podem adorar o mesmo!
Tente convencer uma mulher, no item 10 acima... a levar uma bolsa genérica...
A maioria iria pensar em trocar de namorado!!!
Ok, sendo politicamente correto, e não machista...
Experimentem convencer um cara, a desistir do perfume Hugo Boss por outro qualquer...
Ou mesmo um Terno Hugo Boss ou Armani, por um genérico!
Gostos são pessoais, únicos e intransferíveis.
Por mais que existam as disciplinas de Teoria do Consumidor, Metodologia de Custos e etc...
Não existem meios científicos para explicar porque raios tem gente que prefere Coca Cola...
O jeito é deixar tudo na conta do gosto mesmo e ponto final!
O mesmo vale para Burger King e Mc Donalds... ambos são venenos e muita gente ama!
Gostaria sim de poder explicar no bom economês, a maldita diferença de preços entre produtos.
Até porque, para o meu azar, tudo que gosto mais, custa bem mais que os genéricos.
Podemos tentar, por mero exercício, chegar em algumas teorias razoáveis.
Produtos melhores, custam mais caro, pois tem mais qualidade, melhores insumos...
Mas a mesma teoria cairia por terra, se a quantidade produzida fosse tanta, que baixaria os preços!
Agora chegamos no calcanhar de aquiles de certas teorias.
Nem sempre, o produto em maior quantidade produzida, terá o preço mais baixo...
No caso dos perfumes, isso fica evidente!
A produção dos diversos fabricantes, tem escala mundial.
Neste caso, os processos de produção seriam semelhantes, em termos de custos.
Mas a ganância dos produtores, certamente é diferente.
Poderiam inverter de preços, o Hugo Boss com o toninho banderolas! ( kkkkk )
Falando em ganância, vejam o item 6 da lista acima!
A Antártica tem totais condições de vender seu guaraná, ao mesmo preço do vagabundo Kuat!
Desculpem, deixei escapar minha preferência neste caso!
Mas devido as leis de oferta e demanda, ela vende seu produto na casa dos R$ 7 e pronto.
A lógica sempre acaba no mesmo lugar...
Se tem gente pagando, então o preço está bom!
Existindo consumidores que pagam o mais caro, então a produção está garantida.
Nestes casos, realmente o lado da Demanda determina o preço!
Produtos que visam atender um número alto de consumidores, não podem praticar preços altos!
É sabido que a maioria da população consumista não tem alto poder aquisitivo.
Esta pode ser uma explicação para a sobrevivência dos genéricos no mercado.
Se eu tivesse um acesso a renda ilimitado, poderia fazer as escolhas por gosto, e não por bolso.
Podemos deixar a discussão abreviada, com uma conclusão simplificada!
Observando pela ótica da informática.
Quando for comprar um computador novo, o limite é o seu bolso!
Quanto mais memória melhor, processador mais poderoso, mais caro fica, e por aí vai.
O real desafio das empresas, não é produzir com qualidade, é descobrir para quem vender!
Saber o mercado alvo, e sua capacidade de renda para gastar.
Existem produtos ótimos e péssimos convivendo nos mesmos pontos de venda.
Cabe ao consumidor, ter bom gosto, ou bolso grande, ou então, fica no caso da bunda feia mesmo!
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